UFRJ vai prestar assessoria ao setor elétrico de El Salvador

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) assinou nesta quarta-feira um acordo com a Comissão Executiva Hidrelétrica do Rio Lempa (CEL) para prestar assessoria técnica a El Salvador no planejamento e desenvolvimento do setor elétrico do país centro-americano, informaram fontes oficiais.

O presidente da CEL, Nicolás Salume, explicou que especialistas brasileiros irão assessorar o país com métodos para conduzir a matriz energética, detectar as características do mercado e definir as funções das instituições envolvidas no atual marco legal.

“Para nós, é determinante a assessoria que possam nos dar”, declarou o funcionário. Segundo ele, o projeto ficará a cargo do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), da UFRJ.

O diretor do Gesel, Nivalde de Castro, disse que o acordo tem como objetivos trabalhar junto às universidades em linhas de pesquisa sobre o setor elétrico e na reestruturação deste. “Poderemos utilizar um pouco a experiência e conhecimento que temos do setor elétrico do Brasil, que é muito grande e passou por transformações muito importantes”, destacou Castro.

Ele ressaltou que a parceria irá abordar aspectos como meio ambiente, a relação entre o crescimento da economia e a demanda de energia elétrica, projetos de energia renovável e prospecção sobre o mercado de energia na América Central.

O especialista indicou que há uma agenda de seminários e oficinas sobre assuntos como meio ambiente, formas de financiamento para projetos e construção de usinas hidrelétricas binacionais com Honduras e Guatemala.

Castro confirmou, além disso, que será instalado um escritório na sede da CEL para trabalhar com as universidades e atender outros assuntos derivados deste acordo. Segundo ele, esta iniciativa é parte de um processo de integração energética que o Governo do Brasil promove através da Eletrobrás.

Fonte: Agência EFE

Fonte –

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.