SUSTENTABILIDADE GERA NOVAS OPORTUNIDADES E DESAFIOS

Unidades estaduais do Sebrae apresentam resultados e desafios das ações voltadas para o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas.

Chapada dos Guimarães – Eficiência energética, normas técnicas da ABNT voltadas à sustentabilidade, negócios sustentáveis e o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) são temas de painel do seminário de lançamento do centro nacional de referência da instituição no tema, nesta sexta-feira (15), no município Chapada dos Guimarães (MT).

Representantes das unidades do Sebrae no Rio de janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso apresentaram dados e conclusões a respeito dos programas e projetos, que envolvem a sustentabilidade. Esse tema não ameaça os pequenos negócios, pelo contrário, representa novas oportunidades e modelos de negócios.

Novas cadeias produtivas, baseadas na sustentabilidade, estão em franco desenvolvimento no país, tais como as atividades relacionadas com o desenvolvimento e implantação de soluções para resíduos sólidos urbanos, industriais, entre outros. Há forte demanda de mercado por tais produtos, segundo os gestores de projetos sustentáveis do Sebrae.

O Programa de Eficiência Energética (PEE) do Sebrae no Rio de Janeiro, por exemplo, é desenvolvido desde 1979. “Eficiência energética é fator de aumento de competitividade para as MPE”, observou Ricardo Wargas, gestor do projeto. Muitas vezes, empresários mal sabem mensurar o custo da energia em seu processo produtivo, acrescentou. Essa falta de conhecimento gera e potencializa desperdícios energéticos.

O mercado de energia está aquecido e há consultores especializados no tema que podem auxiliar as empresas a reduzir os gastos com energia e a comprar melhor esse insumo para seus negócios. Porém, é preciso sensibilizar esses profissionais em relação ao segmento das micro e pequenas empresas, pois geralmente prestam serviços para as grandes empresas, alertou Wargas.

A experiência do Sebrae no Espírito Santo é bastante relevante na área de resíduos sólidos. No momento, o estado capixaba conta com 22 ecoindústrias instaladas e que contam com apoio da instituição. A Rede de Resíduos, o Programa de Resíduos Industriais e a Incubalix (incubadora de negócios sustentáveis) são ações exitosas no estado capixaba. O aterro sanitário privado Marca Ambiental é referência nacional e também é apoiado pelo Sebrae no ES.

As normas técnicas da ABNT são importantes ferramentas para induzir o desenvolvimento e consolidação dos negócios sustentáveis no país. O convênio entre Sebrae e ABNT, voltado ao desenvolvimento e implementação dessas normas para as MPE no campo da sustentabilidade, é outro exemplo de ação da instituição em relação à sustentabilidade.

Fonte -Fonte: Administradores.com