SMART GRID: COMBATE A FRAUDES

A Cemig (MG) instalou um centro integrado de medição (CIM) para aprimorar os processos de faturamento e perdas e contribuir para a operação e planejamento do sistema elétrico. O centro permite que a distribuidora de energia monitore desde a leitura do medidor até a programação de corte e religamento, passando pela identificação de fraudes e interferências indevidas no equipamento, por parte do consumidor.

Atualmente, cerca de sete mil consumidores de média tensão já possuem sistema implantado e, até o final de 2012, está prevista a implantação nos demais clientes desse grupo, além de seis mil consumidores de baixa tensão, totalizando 18 mil unidades consumidoras em Minas Gerais.

O CIM seleciona alvos para inspeção e recebe informações a cada 15 minutos. “Ao depararmos com alguma anormalidade, já acionamos as equipes para averiguar in loco se há ou não a incidência de fraude”, explica o gerente de gestão e controle de perdas da distribuição da Cemig, Marco Antônio de Almeida.

Para realizar a gestão dos pontos com medição remota, foi adquirida uma plataforma de operação dentro do conceito denominado MDM (Meter Data Management), que é responsável pela aquisição, armazenamento, processamento e análise de dados de consumidores.

Em operação desde setembro de 2011, o centro já identificou 26 irregularidades em unidades consumidoras. Com investimentos de R$ 12 milhões, o CIM conta com uma sala de operação projetada para funcionar com 21 postos de trabalho, sendo 12 destinados às atividades de monitoração dos sistemas de medição e nove para seleção de alvos de inspeção.


Fonte -Fonte: Ambiente Energia

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