SINDISTAL LANÇA O PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Na última quinta-feira (7/04/16), foi realizado pelo SINDISTAL, em parceria com o SECOVIRIO, uma sessão extraordinária do Fórum de Síndicos SECOVIRIO, que marcou o lançamento do Programa de Eficiência Energética SINDISTAL.

O programa visa oferecer apoio aos síndicos na busca por instalações produtivas, econômicas e com menor impacto no meio ambiente.

O evento começou com um café da manhã, seguido de palestras dos representantes do SINDISTAL. O Presidente, Fernando Carlos Cancella, o Diretor Oldemar Boechat, e os associados SINDISTAL, consultores Paulo Marcial, Luciano Menezes e Willer da Cruz, apresentaram o programa e exibiram cases de condomínios, que passaram pelo processo de diagnóstico energético.

O Presidente do SINDISTAL, Cancella, explicou como ocorre o diagnóstico energético. Informou que os condomínios são visitados por empresas associadas ao SINDISTAL consultoras para realizar uma inspeção visual, sendo possível conhecer os equipamentos e obter informações importantes para realizar o diagnóstico indicando possíveis oportunidades de redução de consumo.

Durante a palestra o Diretor do SINDISTAL, Oldemar Boechat, falou sobre cada etapa do projeto e destacou que a avaliação diagnóstica, caso o condomínio opte pela implementação das medidas propostas, propiciará a economia de uma maneira mais sustentável, já que é definido um conjunto de ações, e não apenas a substituição de equipamentos. “Nem sempre a economia se trata da troca de aparelhos, mas sim da mudança de hábitos e quebra de mitos”, disse Oldemar.

Para Luciano Menezes, o sucesso desse programa proporcionará aos condomínios benefícios que foram fomentados pela alta dos preços da energia elétrica, efeitos da crise econômica e principalmente pelo crescimento da cultura de redução do desperdício. “A relevância deste programa gera automaticamente demandas de projetos sem a necessidade de utilização de recursos próprios para captação dos mesmos, o que otimiza os custos,  gerando um crescimento mais sustentável”.

As expectativas para o projeto são muitas. O Presidente, acredita que massificando a informação e obtendo mais experiência será possível aumentar a conscientização do público referente a importância do uso consciente dos recursos naturais.

Cancella nos conta, em primeira mão, que, com esse objetivo em mente – fomentar a conscientização da população, o SINDISTAL estabeleceu nova parceria, desta feita, com a FECOMERCIO, para disseminar a importância do uso eficiente desses recursos, através da participação em feiras e palestras, por todo o Estado do Rio de Janeiro.

O consultor, Luciano Menezes ressalta ainda que a empresa associada ao Sindistal possui uma série de vantagens, não só em relação aos projetos e benefícios oferecidos, mas também por estar ligada a uma força sindical onde estão inseridas diversas parcerias como, por exemplo, a Firjan e outras empresas âncoras do mercado: “Essas parcerias trazem um fortalecimento natural ao nome de sua empresa, o que gera confiabilidade ao cliente final ao contratar seus serviços”, conclui Luciano.

Ao fim do evento foram sorteados dois diagnósticos energéticos para os condomínios participantes, presentes ao sorteio, oferecidos pelo SINDISTAL e pelo SECOVI Rio. Para obter mais informações sobre o Programa de Eficiência Energética SINDISTAL, entre em contato conosco, através do email: eficienciaenergetica@sindistal.org.br

Fonte: Grupo Avant – Assessoria de Comunicação SINDISTAL