RECREIO TERÁ 1º RESIDENCIAL GERADOR DE ENERGIA LIMPA

Seguindo a tendência da sustentabilidade na construção civil, será lançado no Recreio o primeiro empreendimento residencial do Rio de Janeiro com gerador de energia eólica e estacionamento com tomada para abastecimento de carros elétricos. Com Valor Geral de Venda (VGV) de R$ 180 milhões, o condomínio de 512 unidades terá oito geradores eólicos e oito painéis solares que trabalharão simultaneamente para gerar energia limpa para a área comum de cada bloco. O sistema é inédito na cidade do Rio.

“A nossa plataforma de atendimento será full. A energia nunca será interrompida. Em qualquer condição de clima, o sistema estará sempre produzindo alguma forma de energia limpa”, explicou o ambientalista Walter Lima, da Ecoglobal Engenharia Sustentável, empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto de sustentabilidade do empreendimento da construtora carioca Calper.

O projeto marca o lançamento do Selo Verde da construtora carioca Calper, que tem como objetivo oferecer empreendimentos cada vez mais sustentáveis a seus clientes. O residencial Wonderfull, que está sendo lançado este mês no Recreio dos Bandeirantes, terá vários itens sustentáveis, como por exemplo: o estacionamento com tomada para carros elétricos e híbridos.

“As grandes montadoras já estão investindo neste tipo de veículo. Acreditamos que até a Copa de 2014, a cidade receba um volume significativo destes carros”, afirmou Davidson Meira Júnior, engenheiro responsável pelo projeto de sustentabilidade da Calper. “Estamos preparando o empreendimento para o futuro. Toda a rede elétrica vai ser inteligente, com uma gestão mais centralizada do condomínio. Isso pode significar uma conta de condomínio pelo menos 20% menor, comparado a outros condomínios do mesmo porte”, explicou ele.

O empreendimento também terá um sistema de gestão de resíduos. O objetivo é fazer a coleta seletiva do lixo, manipulando e tratando os resíduos de uma maneira diferente. Na lixeira dos corredores de cada andar, terão dois containers: um para o lixo seco e outro para os resíduos orgânicos. “Neste caso, os containers são lacrados de maneira que o lixo só entre e não saia. Assim, evitam-se maus cheiros e possíveis insetos”, explicou Walter.

O condomínio terá mais de 30 opções de lazer, entre estas: brinquedoteca, salão de festas infantil e adulto, espaço gourmet, piscinas adulto e infantil, solário, gazebo, bar da piscina, hidro, deck molhado, playground, churrasqueira, academia, pilates, spinning, espaço banho, espaço relax, sauna seca e sauna a vapor, quadra de areia, pista de skate, quadra poliesportiva e home cinema. O preço das unidades de dois quartos é a partir de R$ 239 mil.

O projeto paisagístico também será sustentável. O empreendimento terá vegetação ecológica, com o plantio de espécies de plantas que ajudam a diminuir o gás carbônico na atmosfera. Além disso, o Wonderfull também terá sensores de presença; lâmpadas de baixo consumo de energia, com grande durabilidade; medidores individuais de água e gás; descarga acoplada para menor consumo de água; torneiras e válvulas com regulagem para evitar o desperdício e reservatório de águas pluviais para regar os jardins e para a lavagem de calçadas e ruas.


Fonte -Fonte: Jornal do Commercio

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.