RECORDE DE GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR EM JANEIRO

No mês de janeiro, o sol brasileiro mostrou toda sua força. O reflexo na matriz energética é preocupante: falta de chuva reduz o nível dos reservatórios, milhões de sistemas de ar condicionado aumentam cada vez mais a demanda de energia e termelétricas são ligadas a todo vapor, multiplicando o custo da geração de energia elétrica. Enquanto isto, instalações de energia solar apresentam a solução: o sistema instalado na sede da empresa Solarize, no Rio de Janeiro, com potência de 2 kWp, teve geração recorde de 308 kWh, superando a média dos meses anteriores em 38% (fig. 1). E ele gera mais energia exatamente no horário de pico da demanda (fig. 2), a um custo muito inferior ao das termelétricas.

Com isso, a energia solar mostra que é o complemento perfeito de outras fontes renováveis, como a hídrica e a eólica, e pode contribuir fortemente para garantir a estabilidade e confiabilidade da matriz energética do Brasil. Além disso, é a única tecnologia que permite instalar significativas capacidades em poucos meses, seja em sistemas distribuídos pelos telhados brasileiros, seja em usinas grandes.

Solarize Serviços em Tecnologia Ambiental Ltda. é uma empresa de consultoria e treinamento que se destaca pelo pioneirismo: ligou o primeiro sistema solar à rede no Rio de Janeiro e foi a primeira empresa do setor a receber o Selo Solar. Ela é reconhecida pela continuidade de um trabalho em alta qualidade, mantendo pelo sexto ano consecutivo um amplo programa de capacitação extremamente conceituado em energia solar, tanto fotovoltaica quanto para aquecimento de água. Mais informações no site www.solarize.com.br, com programação dos cursos e detalhes sobre o sistema instalado.

Figura 1: Geração mensal de energia solar do sistema instalado na sede da empresa Solarize

Figura 2: Curva de geração do sistema solar instalado na sede da empresa Solarize no dia 29/01/2014, dia de recorde de demanda no Sistema Integrado Nacional de energia elétrica. O quadrado marca o horário de pico, conforme informação da ONS. Neste horário, a geração solar continua no patamar alto.

Fonte -Solarize