Pelo trabalho realizado à frente da Firjan em prol do desenvolvimento socioeconômico da cidade e do estado do Rio e do país, a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) homenageou nesta segunda-feira (7/10) Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira. Além de recentemente ter sido eleito benemérito da associação, o presidente da Firjan foi condecorado com a medalha do Bicentenário Visconde de Mauá, uma das principais honrarias da ACRJ.
O encontro na rua da Candelária 9, sede da associação, reuniu diretorias e empresários das duas entidades, tanto da capital quanto do interior. Josier Vilar, presidente da associação abriu a reunião destacando que Eduardo Eugenio “possui experiência, determinação e entusiasmo para apoiar com ideias e propósitos as parcerias em projetos em defesa da cidade do Rio”.
Agradecendo a homenagem recebida, o presidente da federação abriu seu discurso citando a importância histórica das duas entidades que, ao lado da Associação Comercial da Bahia, são as instituições precursoras da representação empresarial no Brasil, ainda no século 19. Eduardo Eugenio destacou que na próxima segunda-feira passará a presidência da Firjan “para Luiz Césio Caetano, atual primeiro vice-presidente da federação e meu querido amigo”, que também estava presente na cerimônia.
“Para minha satisfação isto irá acontecer em um momento de parceria extremamente produtiva com a Associação Comercial. As duas entidades atuam fortemente em apoio aos empresários do Rio, buscando segurança jurídica para os empreendedores e estimulando a geração de mais emprego, mais renda. Cito a recuperação do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o nosso Galeão, que considero uma vitória importante de minha gestão e onde a parceria com a Associação Comercial foi e continua sendo inestimável”, afirmou.
Finalizando, Eduardo Eugenio assegurou que, como futuro conselheiro na Firjan e benemérito na Associação Comercial, continuará atuando para que as duas instituições, lideradas por Caetano e Josier, continuem sendo baluartes da seriedade, da correção e da decência, honrando seus antepassados como visconde de Mauá.
Trajetória na federação
Coube a José Luiz Alquéres, presidente do Conselho Estratégico da Casa Firjan e integrante da ACRJ, revisitar a trajetória de Eduardo Eugenio à frente da Firjan. Segundo o presidente da federação sempre teve à disposição de sempre pensar o desenvolvimento do Rio de Janeiro, obtendo várias conquistas para a cidade e o estado fluminense, junto com parceiros importantes como Eliezer Batista, Raphael de Almeida Magalhães e Amaury Temporal, entre tantos outros nomes.
Ele também destacou que a Firjan tem uma notável atuação em formar excelentes profissionais e a qualidade de olhar não só os segmentos que representa na indústria, mas sendo “o motor do desenvolvimento da cidade”. “Um desses exemplos é a criação da Casa Firjan, com pensamento inovador e criativo, faz a diferença no futuro do Rio, tornando-se um vetor das transformações econômicas e sociais que a cidade necessidade”, acrescentou Alquérez.
Fonte: firjan.com.br/noticias/
Foto: Marcelo Martins