QUALIDADE DE VIDA EM FORMA DE ‘BAIRRO VERDE’

O condomínio Viverde, da Brussels Empreendimentos, será o primeiro bairro planejado de Rio das Ostras. Localizado na Extensão do Bosque, tem projeto paisagístico do escritório de Burle Marx, privilegiando a natureza. Os nomes das 10 ruas e 9 praças, que ainda estão sendo definidos, vão ter inspiração na flora e fauna da Mata Atlântica. Situado ao lado de uma reserva florestal de 200.000 m², o empreendimento deve receber mais de 3 mil mudas de árvores de diferentes espécies nativas até junho de 2012, dentro do plano de replantio.

O condomínio foi vistoriado e tem licenças da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e até do Exército, comprovando, segundo o Executivo local, que toda a etapa de obras, além de sustentável, está dentro das normas de segurança. A empresa está duplicando dois quilômetros de uma adutora da Cedae para que o bairro não sofra com os constantes problemas de abastecimento de água que afeta a região de Rio das Ostras.

O bairro vai captar água da chuva e de poços artesianos, que será utilizada para limpeza e irrigação. O aquecimento da água da piscina do clube será feito através de boiler acionado por energia solar, economizando energia elétrica.

A madeira utilizada na decoração da sede social será proveniente de reflorestamento, sendo catalogada como ecológica. Além da coleta seletiva de lixo, o condomínio também vai providenciar o descarte correto de resíduos, que será enviado a aterro sanitário.

Uma estação de tratamento de esgoto própria será instalada por uma empresa terceirizada. Serão tratados, em média, 270 mil litros de dejetos por dia, mas a capacidade é para tratar até 483 mil litros por dia. O projeto prevê o tratamento adequado para 99% dos dejetos, para que eles sejam direcionados à rede fluvial de forma correta, sem causar danos ambientais. Os proprietários dos terrenos, durante a construção das casas, precisarão apresentar o manifesto, documento que comprova que os resíduos de construção civil foram encaminhados a aterro.

Fonte -Fonte: Dia Online