PROJETO VAI REFORMAR ÁREAS DE LAZER EM 14 COMUNIDADES PACIFICADAS

Parceria entre Light e governo estadual prevê investimento de R$ 16,4 milhões.

Campo de futebol na Fazendinha, no Complexo do Alemão, será um dos locais a passar por reforma – Gustavo Stephan.

Moradora do Alemão, a dona de casa Viviane Ferreira, de 30 anos, já não tinha mais esperanças de ter perto de casa uma área de lazer segura para os quatro filhos pequenos. A quadra antiga acumula armadilhas perigosas: ferros retorcidos, buracos no piso e refletores que há muito não funcionam e ameaçam cair. A notícia de que o espaço será reformado chegou não tem muito tempo e é motivo de comemoração. Dentro de um mês, áreas de lazer em 14 comunidades pacificadas do Rio começam a ser reformadas pelo Projeto Travessia, uma parceria entre a Light e a Secretaria estadual de Esporte e Lazer. Além de obras de recuperação e recapeamento de quadras de esporte, o projeto prevê a construção de pistas de ciclismo, entre elas a primeira no estado de BMX Race, modalidade olímpica, no alto do Complexo do Alemão. As obras serão concluídas até dezembro e beneficiarão 400 mil moradores.

O investimento será de R$ 16,4 milhões: a Light com R$ 2,4 milhões — uma contrapartida de verbas do BNDES — e o estado com R$ 14 milhões, através da Lei de Incentivo ao Esporte. Serão beneficiadas as comunidades Ladeira dos Tabajaras, Pavão-Pavãozinho, Cantagalo e Rocinha, na Zona Sul; Alemão (Fazendinha, Arapá, Pedra do Sapo), Andaraí, Coroa, Madureira, Mangueira, Quieto, Tuiuti, Turano, São Carlos e Salgueiro, na Zona Norte, e Batan, na Zona Oeste.

Viviane mora com os quatro filhos, em idades entre 6 e 12 anos, bem ao lado da quadra:
— Poderiam colocar uma rede para evitar que a bola atinja os menores, como acontece nos dias de campeonato.

Além da reforma de quadras, o Projeto Travessia vai construir seis academias de ginástica ao ar livre. Mas o destaque do projeto serão os Bike Parks nas comunidades do Turano e do Alemão. Cinco espaços serão criados para as modalidades BMX, Cross Country, Down Hill e BMX FreeStyle. Na Pedra do Sapo, no Alemão, será construída a primeira pista de BMX Race do estado, com percursos de 470 metros masculino e 430 metros feminino. O Travessia dará apoio ainda a projetos esportivos já existentes, como o Espaço Nobre Arte e o Favela Surf Clube, no Pavão-Pavãozinho, e o projeto da ONG Central Única das Favelas (Cufa), no Viaduto de Madureira.

Novo teatro no Tabajaras:

A ideia é incentivar a convivência social. Na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, além da reforma da quadra do Lajão, a única de saibro da comunidade, o projeto inclui obras no Espaço Cultural Recreativo, que ganhará um novo teatro e um novo sistema de iluminação. O prédio atual, onde há festas frequentes, não tem acabamento nem janela. A promessa de reforma surpreendeu o pedreiro Sebastião Silva, que mora perto.

— Já não era sem tempo. E ainda teremos um teatro do lado de casa, em vez desse prédio inacabado.

Já a garotada aguarda com ansiedade a reforma da quadra, hoje esburacada, com redes de proteção danificadas e paredes pichadas. O pequeno vestiário com as janelas quebradas também ganhará cara nova.

— Mas tem que reformar e colocar alguém para tomar conta. Essa quadra já foi reformada, mas quebraram tudo — comentou Jonas Fernandes, de 17 anos.
Investimentos em áreas de esporte e lazer estão entre os maiores desejos dos moradores de comunidades pacificadas, de acordo com levantamento do Instituto Pereira Passos, explicou Paulo Bicalho, gerente do Instituto Light e autor do projeto:

— E queremos o envolvimento da população, que será fundamental para um bom uso e a gestão desses espaços — disse o gerente, ressaltando que falta apenas o sinal verde do BNDES para iniciar as obras.

Para isso, haverá uma seleção para a contratação de mão de obra da comunidade que atuará nas obras de revitalização. A ideia é gerar renda local e incentivar entre os moradores o sentimento de que tudo foi com as próprias mãos.

As academias ao ar livre serão construídas nas comunidades do Alemão, São João, Mangueira, Batan, São Carlos e Rocinha. De acordo com o Secretário estadual de Esporte e Lazer, Andre Lazaroni, já há verba garantida para a manutenção dos espaços:
— Garantimos recursos do Ministério dos Esportes para garantir a manutenção das academias durante 18 meses. Estamos viabilizando recursos para manutenção dos Bike Parks até que eles possam se viabilizar sozinhos.

Fonte -Fonte: O Globo / Tais Mendes