PROBLEMAS ESTRUTURAIS E DE SEGURANÇA NOS CONDOMÍNIOS

Em 1.500 autovistorias, consultoria encontrou erros em 65% dos prédios.

Um levantamento da Delphi Consultoria feito entre 1.500 autovistorias em condomínios cariocas nos últimos seis meses identificou que 65% dos edifícios apresentam problemas estruturais. Entre os pontos identificados estão corrosão de ferragens em armaduras de elementos estruturais e desgaste de revestimento externo.

Segundo David Gurevitz, engenheiro e diretor da Delphi, a situação dos prédios é preocupante. “Há outros riscos frequentes, como portas corta-fogo que, em muitos condomínios, encontram-se travadas na posição aberta ou trancada”, afirma Gurevitz. Neste caso, a orientação do Corpo de Bombeiros, de acordo com a consultoria, é que as portas devem permanecer fechadas, porém destrancadas. Outro problema encontrado são os riscos de incêndios existentes na maioria das edificações, em especial nas mais antigas, devido ao mau estado do sistema elétrico. Também foram encontradas emendas mal feitas e disjuntores inadequados até mesmo em prédios novos.

Vale lembrar que o prazo para cumprimento das vistorias técnicas foi prorrogado para julho (o inicial era janeiro). É responsabilidade dos síndicos e administradores dos condomínios a contratação de profissionais e por comunicar à Secretaria Municipal de Urbanismo que o prédio está em condições adequadas de conservação, estabilidade e segurança. O retorno da autovistoria deve ser feito online em um formulário disponível no site da prefeitura (www.rio.rj.gov.br) e da secretaria (www.rio.rj.gov.br/web/smu). A multa pela falta de cumprimento da legislação será de cinco VRs (Valor Unitário Padrão Residencial) ou VCs (Valor Unitário Padrão Não Residencial). Os laudos devem ser guardados por 20 anos.


Fonte -Fonte: O Dia/ Cristiane Campos

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.