Presidente da Firjan se reúne com integrantes do conselho Brasil – Japão para parcerias econômicas estratégicas

econômicas estratégicas

Foi realizado nesta segunda-feira (03) em Tóquio, um jantar do presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira com integrantes do Wise Group, conselho Brasil – Japão para parcerias econômicas estratégicas. O encontro aconteceu na Embaixada do Brasil no Japão, onde os convidados foram recebidos pelo embaixador Octávio Côrtes. Entre os executivos japoneses, estiveram presentes Akio Mimura, chairman honorário da Nippon Steel e chairman do lado japonês do grupo; Takeshi Uchiyamada, presidente do Conselho de Administração da Toyota; Masami Iijima, conselheiro da Mitsui e Shingo Sato, coordenador executivo da Mitsui. Participou ainda a diretora geral do Ministério das Relações Internacionais do Japão, Maki Kobayashi.

Gouvêa Vieira, que é chairman do lado brasileiro do grupo, falou sobre a importância de ampliar as parcerias comerciais entre os dois países. Os executivos japoneses, cujas empresas juntas representam 30% do PIB do Japão, concordaram. Nippon, Toyota e Mitsui têm importantes investimentos no país, atuam junto a empresas brasileiras e acreditam no potencial do mercado brasileiro.

Na ocasião, os chairmen dos dois lados, Mimura, do Japão e Gouvêa Vieira, do Brasil, assinaram o relatório referente à décima reunião do grupo, realizada de forma online em 08 de julho, quando foram discutidas soluções para o meio ambiente, colaboração diante das mudanças mundiais e alternativas para desafios fundamentais.

Criado em 2004, o Wise Group, junto aos setores industrial e comercial de cada nação, permanece focado na formulação e implementação de iniciativas, intercedendo junto aos governos do Japão e do Brasil para que facilitem a implementação desses acordos industriais. Em 2021, o Japão foi o nono maior parceiro comercial do Brasil, tendo importado do país especialmente minério de ferro, café e grãos.

_____________________________________________________________

Fonte: firjan.com.br