Petrobras vai construir planta piloto de hidrogênio verde

hidrogênio verde

O projeto, em parceria com o Senai, vai ser no Rio Grande do Norte, para aproveitar usina solar fotovoltaica da estatal do petróleo.

A Petrobras assinou acordo com o Instituto Senai de Energias Renováveis (ISI-ER) para construir planta piloto de eletrólise para produção de hidrogênio verde. A meta, segundo comunicado da estatal, é avaliar a produção e utilização do H2V produzido pela eletrólise da água com uso de energia solar.

Para a energia demanda pelo projeto, serão utilizadas instalações da usina solar fotovoltaica de Alto Rodrigues, da Petrobras, no estado do Rio Grande de Norte. Construída originalmente para fins de pesquisa e desenvolvimento, a UFV será ampliada do atual 1 MWp para 2,5 MWp, o que será suficiente para suprir a demanda elétrica da unidade piloto de eletrólise.

O hidrogênio produzido será também utilizado para avaliar o desempenho e integridade estrutural de microturbinas com combustão de misturas de hidrogênio e gás natural. O projeto inteiro tem duração prevista de três anos e aporte de R$ 90 milhões.

Fonte: Arandanet