ONS: demanda de carga deverá ter comportamento acelerado em maio

ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgou o novo boletim PMO (Programa Mensal de Operação), no qual destaca que em maio a demanda de carga do SIN (Sistema Interligado Nacional) deverá apresentar uma expansão de 5,5%, o equivalente a 77.072 MWmed.

O avanço estimado nos subsistemas Nordeste (13.023 MWmed) e no Sul (12.965 MWmed) é o mesmo: 5,7%. Já a aceleração deve chegar a 5,6% no Sudeste/Centro-Oeste (43.541 MWmed) e 4,7% no Norte (7.543 MWmed).

Os números são comparações entre as estimativas de maio deste ano em relação aos dados verificados no mesmo período de 2023.

Fonte: ONS

Mesmo com o crescimento da demanda por energia no país, o ONS destaca que a perspectiva para os percentuais de EAR (Energia Armazenada) ao final de maio é que todos os subsistemas superem o patamar de 70%.

A energia armazenada representa a energia associada ao volume de água disponível nos reservatórios que pode ser convertido em geração na própria usina ou em todas as usinas a jusante na cascata. A grandeza do EAR leva em conta o nível verificado nos reservatórios na data de referência.

Segundo o ONS, a região com a projeção de EAR mais elevada ao final de maio é a Norte, com 98,4%, seguida pelo Sul (93,7%), Nordeste (74,6%) e o Sudeste/Centro-Oeste (74,5%). “Os dados, se confirmados, indicam um cenário positivo do indicador nesta transição para o período tipicamente seco”, destaca o Operador.

___________________________________________________________________________________________________________

Fonte: CANAL SOLAR

Autor: Henrique Hein