MINISTRO DAS CIDADES RECEBE REPRESENTANTES DA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL DO JAPÃO

O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, recebeu na manhã da última sexta-feira (1) representantes da área da construção civil japonesa para troca de experiência entre Brasil e Japão no setor. A delegação composta por dezesseis integrantes falou sobre obras e projetos nos setores da construção civil e naval, infraestrutura, ciência, tecnologia e inovação, com foco na mobilidade urbana, habitação e saneamento ambiental.

O ministro das Cidades apresentou a estrutura e as principais ações da pasta nas áreas de habitação, saneamento básico, mobilidade urbana, acessibilidade e programas urbanos. O Ministério das Cidades tem ações de cooperação técnica com o Japão para o Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais. O objetivo desse trabalho é aprimorar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, instituída pela Lei 12.608, de 2012, que tratará do tema de desastres naturais de forma integral.

A ideia da parceria é mostrar como fazer o planejamento urbano levando em consideração a questão de riscos e desastres naturais com uma metodologia científica e avançada utilizada no Japão. “Trouxemos os presidentes das principais construtoras japonesas com vasta experiência na área de construção e prevenção de desastres. Apostamos nessa tecnologia para o desenvolvimento do Brasil”, disse o presidente da Shimizu Corporation, Yochi Miyamoto.

O presidente da Toda Corporation, Masanori Imai, disse que a empresa possui raízes brasileiras e trabalha no controle de qualidade e obediência as normas de construção. “Nós trabalhamos com desenvolvimento de tecnologia ambiental. A tecnologia se liga a eficiência energética e gostaríamos que essa tecnologia fosse utilizada no Brasil”, afirmou o presidente da Toda.

O evento, com tradução simultânea, contou com a participação do Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Osvaldo Garcia; Secretária-Executiva substituta, Viviana Simon; Secretário Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos substituto, Yuri Giustina; diretor do Departamento de Cidadania e Inclusão Social, Marco Motta; diretora do Departamento de Urbanização e Assentamentos Precários, Mirna Quinderé. Na comitiva japonesa estava o secretário Nacional da Construção Civil do Ministério da Infraestrutura, Terra e Transportes do Japão, Koichi Yoshida; representante da Embaixada Japonesa, Ryo Ishiguro; além de presidentes e diretores de empresas da construção civil japonesa.

Fonte -Fonte: Assessoria de Comunicação Social Ministério das Cidades