MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO SEGUEM COM IPI REDUZIDO

O Governo Federal publicou esta semana o decreto presidencial que prorroga até o final de 2012 a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os materiais de construção. Na avaliação da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) a medida garante fôlego para manter o setor aquecido e para dar continuidade ao programa Minha Casa, Minha Vida.

“Uma eventual volta do IPI poderia encarecer ainda mais os produtos ao consumidor final e isso, possivelmente, acarretaria queda de vendas”, disse o presidente da Anamaco, Cláudio Conz. A publicação do decreto de prorrogação do IPI reduzido era aguardada pelo setor desde agosto, quando houve o lançamento do Plano Brasil Maior.

Em Maringá, a notícia da prorrogação foi bem recebida pelas empresas do setor. O gerente da Japurá Acabamentos, Ricardo Galli, considera que a volta do IPI sobre os produtos poderia provocar uma alta imediata de 10% no preço praticado para o consumidor final. “Teríamos que repassar o imposto aos produtos. Agora vai ser possível manter os preços e, dependendo da situação, pode até puxar para baixo”, avaliou.

Na opinião de Galli, a redução do IPI tem colaborado para manter o setor aquecido e isto permite que o consumidor adquira produtos com melhor qualidade. “Permite comprar um produto de melhor qualidade com os preços que eram praticados em produtos mais populares antes da redução do IPI”, explicou.

O coordenador de vendas da Casa São Paulo de Maringá, Helizeu Diniz, concorda que a redução do IPI fez a diferença no setor. Agora, a tendência é que o mercado se mantenha aquecido. “A redução no IPI aqueceu o mercado e fez uma diferença muito significativa, principalmente em 2010. Acredito que, continuando com a redução, vai ser possível manter, em termos de vendas, esta situação”.

O gerente do Depósito Rio Branco, Lourival Conte Junior, revelou que estava com medo da volta do IPI e de um aumento inevitável no preço da maioria dos materiais. “Hoje, por exemplo, o produto cerâmico tem o mesmo preço de 2, 3 anos, o que é ótimo para o setor. Só temos que aguardar o que o governo vai decidir em termos de substituição tributária, pois esta medida, prevista para janeiro, deve onerar o preço de outros produtos”, afirmou.

Fonte -Fonte: odiario.com