A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou, neste domingo (5), um boletim com atualizações sobre inundações e ocorrências na rede de energia elétrica das distribuidoras do Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas que atingem o Estado desde a semana passada.
De acordo com o Órgão Regulador, as barragens da Usina Hidrelétrica Bugres alteraram o nível de segurança de emergência para atenção.
Houve também desligamento durante a madrugada da térmica Pampa Sul e na distribuição de 470 mil unidades consumidoras que estão com os serviços interrompidos.
Confira abaixo a situação de algumas barragens no Estado, segundo o boletim da ANEEL:
Barragens em estado de atenção:
- Bugres (Barragem Blang e divisa);
- Canastra;
- Castro Alves;
- Furnas do Segredo;
- Monte Claro.
Barragens em estado de emergência:
- 14 de Julho;
- Salto Forqueta.
Segundo a Agência, devido às inundações, permanece desligada a subestação Nova Santa Rita, que deixou fora de operação 16 importantes linhas de transmissão.
“Isso fragiliza a conexão entre os sistemas de transmissão e deixa os sistemas remanescentes sobrecarregados e mais suscetíveis a novas contingências que podem levar a cortes de cargas”, informa o boletim.
Balanço das distribuidoras
Na RGE, cerca de 272 mil clientes estavam interrompidos até às 11h deste domingo, o que equivale a 8,9% dos clientes da concessionária. Ao todo, 40 municípios estão com o fornecimento totalmente interrompido.
As regiões mais afetadas são: Vale do Taquari (113,8 mil); Rio Pardo (33,3 mil); Serra (27,9 mil) Vale dos Sinos (45 mil); Central (21,2 mil) e Planalto (18 mil).
Na CEEE Equatorial há cerca de 157 mil clientes com serviços interrompidos, dos quais 141 mil estão desligados por questões de segurança ou encontram-se em áreas com impedimento de acesso.
Todos os municípios da área de concessão foram impactados e as regiões mais afetadas são Alvorada, Guaíba, Pelotas e Porto Alegre.
Além das duas distribuidoras, a ANEEL apontou que em seu boletim que cerca de 44 mil clientes da Cooperativa Centrel também encontrava-se sem com os serviços de distribuição de energia interrompidos até às 11h deste domingo.
Fonte: Canal Solar
Foto: ANEEL/Divulgação