INFLAÇÃO NA CONSTRUÇÃO SOBE PARA 0,59%

A inflação na construção, medida pelo Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF), ficou em 0,59% em janeiro, enquanto em dezembro do ano passado foi de 0,12%. Em janeiro de 2011, o índice subiu 0,27%.

Em 12 meses até janeiro, o índice acumula alta de 5,98%. O custo nacional da construção por metro quadrado passou de R$ 809,65 em dezembro para R$ 814,43 em janeiro, sendo R$ 445,78 relativos aos materiais e R$ 368,65 à mão de obra. Os preços dos materiais caíram 0,13% em janeiro, ante um aumento de 0,22% em dezembro. Já os preços da mão de obra subiram 1,47% em janeiro. Em dezembro, ficaram estáveis.

A inflação na construção civil apurada pelo Índice Nacional de Construção Civil-Médio (INCC-M) acumula alta de 1,62% no ano e de 8,50% em 12 meses até a primeira prévia do IGP-M de fevereiro, divulgada em (10/02) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Entre a primeira prévia de janeiro e a primeira de fevereiro, a taxa do INCC-M acelerou de 0,10% para 0,95%. O índice relativo a materiais, equipamentos e serviços teve alta 0,42%. Na primeira prévia do mês anterior, havia registrado 0,19%.

Já o índice referente ao custo da mão de obra registrou elevação, da estabilidade em janeiro, para a alta de 1,48% na primeira prévia de fevereiro.

Os itens que representaram as maiores influências positivas foram: ajudante especializado (1,49%), servente (1,34%) e engenheiro (2,32%).

Os destaques negativos foram: condutores elétricos (-7,69%), tubos e conexões de PVC (-1,06%) e cimento portland comum (-0,42%).

Fonte -Fonte: Estado de S.Paulo / A.S. e GLAUBER GONÇALVES