IMPORTAÇÃO DE GASOLINA PODE DOBRAR EM 2012

A presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster, afirmou que a média de importação de gasolina, em novembro, está em 80 mil barris por dia. O volume, segundo a executiva, deve aumentar em dezembro devido às férias de fim do ano. A média de importação do ano deve ficar entre 80 mil e 90 mil barris de gasolina, segundo a executiva. A empresa importou, em média, 45 mil barris por dia em 2011.

“A importação está forte”, disse Graça Foster, após participar da abertura do Encontro Nacional da Mulher, Ciência e Tecnologia, no Rio de Janeiro. “A tendência até o fim do ano é que as importações fiquem no mínimo como estão, cair não vão cair”, afirmou.

Graça Foster reiterou que não há data para reajuste dos combustíveis. “A Petrobrás está com as contas deste ano fechadas, e não há previsão de aumento”, disse.

Sobre a venda da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobrás, Graça Foster afirmou que não há data para a operação ocorrer, mas o ativo está no pacote de desinvestimento previsto pela empresa para este ano e 2013.

A presidente da Petrobrás também comentou a relação da companhia com a HRT no Solimões. De acordo com a executiva, as duas empresas estão avaliando possibilidades de otimização da infraestrutura de ambas e a possibilidade de escoamento de gás na região, o que segundo ela é um desafio. “Não há compra e não tem venda na mesa com a HRT”, disse Graça.

Fonte -Valor Econômico