HORÁRIO DE VERÃO COMEÇOU NO DOMINGO (16/10) E AJUDA NA ECONOMIA DE ENERGIA

O horário de verão começou no domingo (16/10), proporcionando dias mais longos, possibilitando economia de energia e redução dos gastos na conta mensal às regiões Sul, Sudeste e do Centro-Oeste e também na Bahia.

O engenheiro eletricista da Assessoria de Estudos e Programas de Conservação de Energia de Furnas, Alexandre Reis, explica, como pequenas atitudes podem ajudar na economia da energia.

“Na hora de estudar, por exemplo, uma boa alternativa é o uso da iluminação dirigida (spots), tornando o ambiente mais agradável além de consumir menos do que a tradicional luz central. Já na cozinha, geladeira e freezer não devem ficar perto de fogão nem de outras fontes de calor, pois isso faz com que eles consumam mais energia para compensar o ganho de temperatura. O ideal é mante-los afastados pelo menos 15 centímetros das paredes para evitar o superaquecimento”.

Furnas, empresa geradora e transmissora de energia, já adotou medidas importantes para a redução de energia em seu Escritório Central, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Utilizando ações de otimização do consumo implantadas a partir de 1999, a empresa reduziu em R$ 925 mil por ano o gasto com eletricidade, o equivalente a 38,6%. O sucesso da ação está na troca de alguns itens como luminárias e centrífugas de ar-condicionado.

Com o objetivo de auxiliar os consumidores de energia elétrica do Brasil a entender seus gastos, e ainda incentivar o combate ao desperdício a Eletrobras / Furnas desenvolveu um simulador de consumo de energia. No site da empresa é possível encontrar um programa gratuito que simula a energia consumida em uma residência, apontando as substituições de lâmpadas e equipamentos que otimizam o consumo. Confira – www.furnas.com.br

Fonte -Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Sindistal – Top Brazil | Grupo Avant