Guia vincula GD à eletrificação de barcos na Amazônia

Guia-vincula-GD-a-eletrificacao-de-barcos-na-Amazonia

Elaborado pela ABGD e pelo WWF-Brasil, publicação baseia ações a partir da expansão da geração distribuída na região.

A ABGD – Associação Brasileira de Geração Distribuída e o WWF-Brasil, organização não-governamental de defesa do meio ambiente, lançaram guia com dados e recomendações para ampliar a mobilidade elétrica fluvial na Amazônia Legal. A ideia é usar a solução como meio para promover a descarbonização do transporte da região.

Dependente de diesel como combustível dos barcos da região, porém, a Amazônia Legal também conta com o agravante de ter muitas localidades sem acesso à energia elétrica. Por conta disso,  o guia foi elaborado com base na necessidade de estímulo de instalação de usinas solares de geração distribuída (GD).

Há por exemplo recomendações sobre os melhores tipos de módulos solares para serem instalados na região, além da demonstração de casos e estudos práticos para mostrar os benefícios do uso da geração distribuída para comunidades isoladas. O guia demonstra ainda o potencial da GD para o desenvolvimento regional, por  exemplo com o uso de programas de eletrificação rural com energia solar fotovoltaica em curso na Amazônia Legal, que  poderiam ser expandidos para o modal de transporte de cargas e passageiros.

Para baixar o “Guia para ampliar a mobilidade elétrica fluvial na Amazônia Legal”, acesse o site Guia para ampliar a mobilidade elétrica fluvial na Amazônia Legal | ABGD.

 


 

Fonte: Aranda Net / Fotovolt

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.