GUIA PARA PEQUENOS EMPREENDEDORES EM PROJETOS DE ENERGIA LIMPA

A GVEP International, uma ONG que trabalha para acelerar o acesso à energia, em parceria com o Ashden Awards for Sustainable Energy lançou um guia para auxiliar empreendedores do setor energético que desejam buscar fundos relacionados ao carbono para seus negócios.

O guia visa oferecer recomendações sobre os primeiros passos para analisar o potencial dos projetos e caminhar pelas complexidades do mercado de carbono.

O acesso a recursos financeiros para projetos energéticos de pequena escala em países em desenvolvimento é uma das principais barreiras à sua expansão. Recentemente, a disponibilidade de recursos provenientes do carbono tem criado oportunidades para os empreendedores de projetos de energias limpas.

Ao criar valor comercial para a redução de gases do efeito estufa, os mercados de carbono podem oferecer uma fonte adicional de renda para estes projetos superarem barreiras na sua implementação. Neste contexto, o carbono pode ser uma oportunidade, apesar do processo ser difícil e não abranger todos os tipos de negócios.

Até agora, principalmente as grandes empresas tem conseguido lucrar com os créditos de carbono. As expectativas são altas, mas nem todos estão cientes dos passos necessários para acessar este mercado. Este guia pretende ser um início para quem deseja entrar no mercado ao explicar as diversas opções de financiamento através do carbono e descrevendo os procedimentos para acessá-los.

Este guia é direcionado para gerentes de projetos em busca de conhecimento para estimar a redução de emissões do seu projeto e empreendedores que desejam considerar os recursos financeiros do carbono em planos de investimento.

GVEP: http://www.gvepinternational.org/

Fonte -Fonte: Envolverde/Carbono Brasil – Fernanda B. Müller