A Gas Natural Fenosa está liderando, em colaboração com a Indra, o projeto Zigamit, que tem a finalidade de pesquisar e desenvolver tecnologias que permitam aproveitar a infraestrutura que está sendo empregada para a telegestão de medidores, o que proporcionará aos seus clientes domésticos serviços de valor agregado através das redes inteligentes.
O projeto Zigamit conta com o financiamento do Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), dentro do programa bilateral Korea & Spain Innovation (KSI), que promove a cooperação tecnológica entre empresas de ambos os países. As empresas parceiras aproveitam a experiência e as tecnologias resultantes de suas iniciativas prévias neste mesmo âmbito.
O primeiro objetivo do projeto era desenvolver uma infraestrutura de comunicação sem fio baseada no ZigBee, uma tecnologia amplamente utilizada por múltiplas aplicações e fabricantes de produtos e que se está convertendo em um padrão em nível mundial no âmbito de Home Area Network (HAN) e da domótica. Suas principais vantagens são a interoperabilidade entre múltiplas aplicações e, por tratar-se de um sistema aberto, a garantia da disponibilidade de novas funcionalidades a curto e médio prazos.
A infraestrutura deve integrar todos os componentes com a premissa de que o sistema ofereça alto desempenho a um baixo custo e com uma fácil instalação para o cliente. Para isto, o projeto Zigamit pesquisou e definiu os requerimentos tecnológicos, operacionais e funcionais necessários para criar uma arquitetura de comunicação padrão e aberta, baseada nos perfis de aplicação Smart Energy Profile (SEP) e Home Automation (HA), dentro da padronização existente no ZigBee Alliance.
Fonte -Fonte: TN Petróleo