GOVERNO DO RIO PRETENDE IMPLANTAR ENERGIA SOLAR NO MARACANÃ

O Estádio Mário Filho (Maracanã) se prepara para ser o principal palco da Copa do Mundo de 2014 e quer entrar na era da sustentabilidade. O Governo do Estado do Rio de Janeiro pretende implantar placas para captação de energia solar no estádio, além de reutilizar a água da chuva em banheiros, nas descargas e torneiras, e também para a limpeza em geral.

Um estudo especial está sendo elaborado para viabilizar o projeto. Ele não está contemplado no contrato de concessão com as empreiteiras contratadas para a adaptação do estádio para a Copa das Confederações de 2013 e a Copa de 2014. A equipe da construção está seguindo a cartilha do sistema LEED (Leardership in Energy and Environmental Design) de certificação, escolhido como critério oficial de avaliação, pelo Green Building Council Brasil, sede nacional do conselho internacional para a construção civil de baixo impacto ambiental.

A secretária de esportes do Rio, Márcia Lins, afirmou que irá negociar com uma empresa alemã voltada para o desenvolvimento sustentável e com uma concessionária de energia do Rio o financiamento das placas que seriam instaladas na estrutura do estádio. Ela explicou que água e luz sempre tiveram um peso forte no custo operacional do Maracanã.

“Se o projeto for amplificado, o Maracanã poderá até ter sobra de energia, gerando energia extra… se contar só o Maracanã seria o equivalente a abastecer uma cidade com 42 mil casas”, acrescentou Márcia à Reuters. O projeto pode ser estendido para todo complexo do Maracanã, que inclui o ginásio poliesportivo Maracanãzinho, estádio de atletismo Célio de Barros e parque aquático Julio Delamare, além das imediações da arena.

A reconstrução do estádio contempla ainda a reutilização do ferro e do aço do Maracanã original em estruturas secundárias. “O Maracanã quer mostrar que com mais de 60 anos é possível ser moderno, histórico e evolutivo”, reforçou a secretária. O estádio deve ficar pronto em fevereiro de 2013 para ser utilizado na Copa das Confederações do mesmo ano. Segundo Marcia Lins, a fase de demolição da obra já foi concluída e a instalação da nova cobertura deve começar no primeiro trimestre de 2012.

Fonte -Fonte: Redação EcoD