Geração de energia solar centralizada cresce 41% em fevereiro

Geração de energia solar centralizada cresce 41% em fevereiro

Em fevereiro, a geração de energia solar centralizada atingiu a marca de 2.956 MWmed, marcando um notável crescimento de 41% em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados fornecidos pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).

Além disso, a produção de energia termelétrica também teve um desempenho significativo, alcançando 6.476 MWmed, o que representa um aumento de cerca de 30,03% em relação ao registrado em fevereiro do ano anterior.

O Canal Solar tem alertado sobre o contínuo aumento da geração de energia fóssil no Brasil desde o ano passado. 

As usinas hidráulicas apresentaram um desempenho positivo, com um crescimento de 6% e uma produção total de 58.805 MWmed. Por outro lado, a energia eólica sofreu uma queda de 5,7%, totalizando 9.089 MWmed.

Ao todo, a geração de energia no SIN (Sistema Interligado Nacional) aumentou 7,1% em fevereiro, totalizando 77.307 MWmed.

Consumo de energia

No mesmo período, o consumo de eletricidade no SIN alcançou 73.467 MWmed, registrando um aumento de 5,7%. Analisando por ambiente de comercialização, observou-se um aumento de 6,9% no mercado regulado, enquanto o Mercado Livre de Energia teve um crescimento de 3,6%.

Os maiores aumentos no consumo foram observados nos estados do Amazonas (28,4%), Acre (16,9%), Mato Grosso do Sul (14,4%) e Maranhão (13,2%), enquanto apenas a Bahia (-1,0%) e o Distrito Federal (-2,8%) apresentaram queda.


Fonte: Canal Solar

Autor: Wagner Freire

Foto: EDP Renováveis/Reprodução

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.