FURNAS INSTALA SISTEMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PIONEIRO NO BRASIL

Furnas está fazendo a sua parte para a economia de energia do país. A mais recente iniciativa de redução do consumo de eletricidade é a implantação de um protótipo de iluminação eficiente, pioneiro no Brasil, na sede da empresa, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

Trata-se de um sistema com lâmpadas fluorescentes e reatores dimerizáveis, endereçáveis e controlados digitalmente, composto por sensores de ocupação, de luz, teclados de parede e controle para acesso remoto.

Medições realizadas após implantação dessa tecnologia em ambientes do escritório central de Furnas mostraram redução de, aproximadamente, 50% no consumo de energia, que pode chegar a uma economia de 40 MWh/ano. Interligado a uma rede, o sistema permite o ajuste da intensidade da iluminação de acordo com a necessidade do ambiente, com intervalos de 10% (mais fraco) a 100% (mais forte), evitando, assim, desperdício de energia elétrica.

Dispõe, ainda, de múltiplas entradas digitais, que possibilitam maior controle, com acesso remoto, e captação da luz solar do ambiente para melhor ajuste da luminosidade.

A implantação da nova tecnologia, adquirida por meio de licitação, exigiu investimento de R$ 194 mil de Furnas.

“Levando-se em consideração todos os itens economizados, aliados ao aumento da produtividade de outros sistemas, como ar-condicionado e projetores, o retorno do investimento será alcançado em aproximadamente três anos”, ressalta o engenheiro Alexandre Reis, da Assessoria de Estudos e Programas de Conservação de Energia de Furnas.


Fonte -Fonte: Setorial News

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.