FURNAS E ELETROSUL RECEBEM RECURSOS EXTRAS DO ORÇAMENTO PARA PROJETOS

O governo federal publicou na edição extra do Diário Oficial da União na quinta-feira, (29 de dezembro), a lei 12.580, que libera recursos suplementares de R$ 8,631 bilhões para estatais e ministérios. A Petrobras vai poder usar mais de R$ 3,7 bilhões em seus projetos. Mas empresas do grupo Eletrobras também foram contempladas com os recursos extras. Furnas terá R$ 200 milhões para empreendimentos de geração e transmissão. O principal destaque são as obras do complexo hidrelétrico de Simplício (MG/RJ-333,7 MW), que receberá R$ 132.731.359,00.

A Eletrosul vai poder aplicar R$ 267,877 milhões na construção de cinco hidrelétricas – Passo São João (RS-77 MW), Mauá (PR-361 MW), São Domingos (MS-48 MW), Alto da Serra (SC-37 MW) e São Bernardo (SC-53 MW) – e em reforços em sistemas de transmissão. A Eletronuclear, por sua vez, terá acesso a R$ 47,195 milhões, que serão destinados sobretudo para manutenção do sistema de geração de Angra 1 e 2.

A Chesf receberá R$ 22,134 milhões para implantação da subestação Suape II e seccionamento de linhas. A Eletrobras Amazonas Energia terá R$ 29,921 milhões para investir na implantação das fases 1 e 2 da termelétrica Manaus (AM-480 MW). A mesma lei cancelou aportes de mais de R$ 20 bilhões, o que permitiu o remanejamento dos recursos para os projetos em andamento. Só nas áreas de oferta de petróleo e gás natural e refino foram cancelados cerca de R$ 11 bilhões.

Fonte -Fonte: Agência CanalEnergia / Alexandre Canazio