Firjan promove debate sobre liderança para avanços na gestão empresarial

debate sobre liderança para avanços na gestão empresarial

A semana começou com mais uma edição do ciclo de palestras do evento Arena: Diálogo de Líderes realizado pela Firjan. O encontro desta segunda-feira (24/10) aconteceu na Firjan SENAI Três Rios e reuniu cerca de 50 gestores e profissionais para debater sobre a liderança corporativa no mundo contemporâneo. A iniciativa, liderada pelo diretor executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis, percorre diferentes regiões do estado para promover troca de conhecimentos, com foco no melhor desempenho de empresas associadas.

De acordo com o palestrante, o evento faz parte de um projeto que visa ampliar conhecimentos entre as empresas, para que possam acompanhar os novos modelos de governança. “O ciclo de palestras visa mostrar o que é o mundo contemporâneo corporativo, o que impacta no modelo de governança e consequentemente quais comportamentos os líderes precisam ter para enfrentar mudanças”, explica Alexandre.

Durante as palestras é destacada a necessidade cada vez maior de as empresas estarem atentas à transformação digital, voltadas para a aplicação de gestão em ESG, de ações de inovação contínua, acompanhem do comportamento da sociedade 5.0, associando tecnologia às necessidades humanas e estejam preparadas para atuar em ciclos econômicos e de produtos mais curtos. “Todas essas questões significam mudanças importantes que as empresas precisam adotar para que sobrevivam, são comportamentos que vão influenciar mudanças futuras”, ressalta Alexandre dos Reis.

A palestra da Firjan SENAI Três Rios contou com a presença de profissionais de 19 empresas de diferentes segmentos como aeronáutica, alimentos e bebidas, plásticos, metal mecânica e cerâmica. Para Sérgio Leite, diretor de operações da Greenpeople, do setor de alimentos e bebidas, a palestra contribui com o novo momento que as empresas vivem, com uma nova geração de profissionais. “Lidamos com novos profissionais que precisam de novas competências para serem líderes. O que forma as empresas são as pessoas que estão dentro delas”, pontuou.

Para Wagner Iung da Silva, gestor da Videplast, os temas abordados são tratados no dia a dia da empresa. “Vemos que cada vez mais a confiança, a resiliência, o ressignificar são questões valorizadas nesta nova geração de profissionais. São pontos importantes que fazem com que os profissionais fiquem na empresa, que precisam ser aplicados para que as empresas avancem ou se mantenham”, destacou.

O evento, que se estenderá até o mês de novembro, teve início na Firjan SENAI Macaé, no último dia 18/10, e na Firjan SENAI SESI Vicente de Carvalho, no dia 20/10. No próximo mês a programação de palestras será retomada nos dias 16 e 23/11, contando com a participação do bicampeão olímpico de vôlei Giovane Gávio, que fortalecerá o debate sobre liderança de alta performance.

_____________________________________________________________

Fonte: firjan.com.br