Firjan participa de Grupo de Trabalho ‘Gás para a Indústria’, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial

Gás para a Indústria

Firjan participou nesta sexta-feira (28/7), em Brasília, da reunião do Grupo de Trabalho (GT) ‘Gás para a Indústria’, que subsidiará as ações deste tema no Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O Comitê executivo do CNDI define missões para construção de uma nova política industrial, para o fortalecimento da indústria nacional.

Ao lado de representantes do governo e de entidades representativas da indústria, a Firjan integra tanto o GT ‘Gás para Indústria”, que tem um prazo de 60 dias de trabalho, quanto o subgrupo ‘Gás para Empregar’. Este subgrupo terá prazo maior de trabalho – 120 dias – para apresentar sugestões de uso do gás natural para o desenvolvimento da indústria nacional e geração de empregos.

“Vejo o assunto do gás sendo colocado como de interesse de Estado para o desenvolvimento do país e da indústria. A Firjan participa há anos de estudos de parceiros e com estudo próprios e, por isso, defende uma política pública coordenada e com prazos. Isso é fundamental. Temos um enorme desafio a ser feito para o desenvolvimento do nosso país. Assim, colocamos a Firjan à disposição para contribuir ainda mais nesse tema”, afirmou o  vice-presidente da federação, Luiz Césio Caetano.

GT é composto por representantes do governo e de entidades representativas da indústria

O CNDI definiu um conjunto de sete macro desafios a serem enfrentados pela política industrial a ser elaborada, e que têm como objetivo final melhorar a vida dos cidadãos. Cada tema tem um grupo de trabalho e subgrupos de atuação.

As prioridades são: Cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para erradicar a fome; Complexo da saúde resiliente para a prevenção e o tratamento de doenças; Infraestrutura sustentável para a integração produtiva; Transformação digital da indústria; Descarbonização da Indústria, viabilização da transição energética e bioeconomia; Tecnologias críticas para a soberania e a defesa nacionais; e Moradia e mobilidade sustentáveis para o bem-estar nas grandes cidades. Os grupos têm um prazo de 60 dias para concluir os trabalhos e apresentar suas propostas.

Fonte: Firjan