Firjan debate perspectivas para sustentabilidade e segurança pública durante Encontro Empresarial 22-23

segurança pública

Duas reuniões abordaram, nesta quarta-feira (14/12), questões de segurança pública e de sustentabilidade na sede da Firjan, no Centro do Rio, durante o Encontro Empresarial 22-23. Coordenado pelos presidentes dos respectivos conselhos temáticos da federação, o evento contou com a participação de secretários estaduais e membros da equipe de transição do futuro governo federal, onde foram discutidas pautas de interesse da indústria fluminense.

O encontro que abordou o tema da sustentabilidade procurou dar voz e convergência às iniciativas de três atores: a indústria, por meio da Firjan; o governo do estado do Rio; e a equipe de transição do futuro governo federal. Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente, apresentou aos participantes os pontos defendidos na Agenda Propostas Firjan para um Brasil 4.0 dentro da esfera da sustentabilidade, tais como a continuidade na modernização do licenciamento ambiental, da gestão de resíduos sólidos, a regulamentação do mercado de créditos de carbono e o estímulo à silvicultura e à utilização de fontes de energia renováveis. “Os temas ambientais estão no centro do desenvolvimento industrial do nosso estado. A Firjan vem liderando importantes discussões na dimensão ambiental e acredito que nos próximos anos continuaremos a avançar”, observou.

Participaram a subsecretária de estado de Recursos Hídricos, Ana Asti; o diretor de Licenciamento do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Leonardo Daemon; e a representante do grupo de transição do governo federal  e ex-ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira; além de empresários associados à Firjan.

Segurança pública e desenvolvimento econômico

Neste encontro, os empresários da Firjan tiveram a oportunidade de apresentar demandas do setor e conhecer um pouco mais da estrutura de trabalho das secretarias de Estado da Polícia Civil e da Polícia Militar. Na ocasião, o vice-presidente da Firjan, Carlos Erane de Aguiar, destacou o documento Propostas Firjan para um Brasil 4.0. O foco foi discutir sobre o planejamento de políticas públicas voltadas para a segurança, com medidas para o combate ao roubo de cargas e o aumento da segurança em rodovias estaduais e federais.

Neste ponto, o destaque foi para a oferta de melhor infraestrutura no Arco Metropolitano. “Temos que ter um Arco Metropolitano seguro, essa não pode ser uma rodovia do medo, tem que ser uma rodovia da segurança, para que as cargas possam transitar”, destacou Erane, que também preside o Conselho Empresarial de Defesa e Segurança Pública da Firjan.

O debate sobre as perspectivas para o ano de 2023 foi incentivado. O intuito foi promover a integração entre os representantes da indústria e os da segurança pública. “Entendemos que é a união de todos é que dará forças a essa questão tão importante. Sem segurança pública não há desenvolvimento econômico”, enfatizou Erane.

Integração entre as polícias Militar e Civil é estratégia para redução da criminalidade

Os secretários de estado Cel. Luiz Henrique Marinho Pires (Polícia Militar) e Fernando Antônio Paes de Andrade Albuquerque (Polícia Civil) reforçaram a efetividade do trabalho integrado para garantir melhores resultados para a segurança pública. Neste ponto, a Firjan reforçou questões debatidas, entre as quais: o contrabando, a pirataria e o roubo de cargas. “O roubo de cargas é um problema que existe há muitos anos e a partir de um trabalho intenso, integrado com a Polícia Civil, o número de roubos vem sendo reduzido”, destacou o Cel. PM, reforçando que o cenário da segurança nas rodovias vem sendo alterado a partir do policiamento ostensivo e intensificação no monitoramento.
Confira os principais assuntos tratados nas reuniões entre empresários e secretários estaduais:

Desenvolvimento
Desenvolvimento do Rio: Firjan reúne empresários, secretários e gabinete de transição do governo federal.

Assuntos tributários e fiscais
Firjan se aprofunda na discussão de agenda tributária e fiscal com futuros e atuais governates em Encontro Empresarial 22-23

_____________________________________________________________

Fonte: firjan.com.br