FINEP TEM META DE R$ 1,75 BILHÃO PARA PROGRAMA DE SUSTENTAÇÃO DO INVESTIMENTO

Objetivo é contratar até julho deste ano cerca de 120 projetos em áreas como energia e sustentabilidade ambiental.

A Finep tem como meta aplicar R$ 1,75 bilhão no Programa de Sustentação do Investimento (PSI) até o próximo mês de julho. Criado em julho de 2009, o PSI tem como objetivo estimular a produção, a aquisição e a exportação de bens de capital e a inovação tecnológica.

A instituição visa contratar até este período cerca de 120 projetos, preferencialmente em áreas consideradas prioritárias, como energia, saúde, TICs (tecnologia da informação e comunicação), aeroespacial, novos materiais, defesa, sustentabilidade ambiental e biodiversidade. O apoio a outros setores da economia, segundo a federação, não está descartado.

A principal opção será aproveitar os projetos que já constam na carteira reembolsável da Financiadora, mas novas propostas também poderão ser analisadas. O valor mínimo de solicitação de crédito foi estipulado em R$ 1 milhão. Os recursos do PSI serão aplicados por intermédio do Programa Inova Brasil, voltado a médias e grandes empresas.

A partir desta fonte financeira disponível, o Inova Brasil ganhou duas outras linhas, em que serão enquadrados os novos projetos contratados. Com taxa fixa anual de 4%, a Linha 1, de Inovação Tecnológica, apoiará propostas de natureza tecnológica que busquem o desenvolvimento de produtos ou processos novos ou significativamente aprimorados, pelo menos para o mercado interno, e que envolvam risco e oportunidade de mercado.

A linha 2, de capital inovador, tem taxa fixa anual de 5% e vai dar apoio a empresas no desenvolvimento da capacidade para empreender atividades inovativas em caráter sistemático, compreendendo investimento em capitais intangíveis.

Fonte -Fonte: Agência CanalEnergia, PeD e Tecnologia