Eletrobras assina memorandos para produção de hidrogênio renovável

Hidrogênio renovável

Empresa formalizou esta semana dois novos MoUs durante o World Hydrogen 2024, em Rotterdam.

A Eletrobrás assinou um memorando de entendimento (MoU) com a Green Energy Park (GEP) para avaliar oportunidades de produção de H2R a preços competitivos, acelerando a transição energética. A empresa também oficializou acordo com o governo do Ceará para suprimento de energia renovável, fomento a descarbonização da economia e promoção da cadeia de produção de hidrogênio de baixo carbono em futuros projetos industriais no estado.

A parceria com a Green Energy Park visa contribuir para a produção de hidrogênio renovável e derivados a preços competitivos para impulsionar a economia verde e a segurança energética. A colaboração combinará recursos de mais de 10 GW, disponíveis para produção de H2R na Eletrobras, com uma plataforma única de produção de hidrogênio e derivados, projetada e implementada pela Green Energy Park.

O memorando assinado entre a Eletrobras e o governo do Ceará tem como objetivo o desenvolvimento de projetos de transição energética, de descarbonização da economia e de fomento ao hub de hidrogênio de baixo carbono no Estado, estimulando a cadeia de produção na região. O acordo prevê o fornecimento de energia renovável e de hidrogênio verde a futuros projetos industriais no Ceará, bem como a busca por soluções para o escoamento de energia elétrica onde há desenvolvimento de projetos eletrointensivos.

Com localização geográfica diferenciada, o Estado do Ceará se destaca na geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como solar e eólica. Além disso, o estado, por meio do hub de hidrogênio verde, no Complexo do Pecém, incentiva as oportunidades de negócios com o suprimento de energia renovável.

A Eletrobras já assinou este ano outros dois memorandos de entendimento para o desenvolvimento de H2R: em abril, com o governo do Maranhão, para suprimento de energia renovável na cadeia de produção de hidrogênio de baixo carbono em futuros projetos industriais no Estado; e em março, com o braço no Brasil da Paul Wurth, de Luxemburgo, para parceria no mercado de produção e utilização de hidrogênio renovável em processos industriais.

No final do ano passado, a planta de hidrogênio renovável da usina hidrelétrica de Itumbiara, operada pela Eletrobras Furnas, na fronteira dos estados de Minas Gerais e Goiás, obteve a primeira certificação brasileira de hidrogênio renovável da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A produção acumulada chegou ao final de 2023 somando duas toneladas.

Atualmente, estão sendo desenvolvidos três projetos em Itumbiara: um que estuda novas tecnologias para produção de hidrogênio; outro referente à operação e manutenção, envolvendo capacitação de mão de obra; e, ainda, um projeto de armazenamento em baterias.

Fonte: arandanet.com.br