ELETROBRAS ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM ELÉTRICAS CHINESAS

A Eletrobras assinou nesta quinta-feira dois acordos de cooperação técnica com empresas de energia chinesas. As parcerias são destinadas a projetos de transmissão e geração de energias renováveis.

Com a State Grid Corporation of China, a Eletrobras assinou um acordo de cooperação para o projeto de transmissão em ultra-alta tensão da energia da hidrelétrica de Belo Monte. O consórcio formado pelas duas empresas venceu o leilão da linha de transmissão de Belo Monte, a primeira em ultra-alta tensão na América do Sul, realizado em fevereiro.

A Eletrobras também assinou acordo de cooperação estratégica com sua subsidiária Furnas, a chinesa Three Gorges Corporation e a Cwei Brasil Participações. Acordo prevê a implantação da hidrelétrica de São Manoel, a parceria em projetos eólicos e de fonte solar, no Brasil e na China, e estudos sobre novos projetos hidrelétricos no Brasil.

Pelo acordo, a chinesa Cwei Brasil passará a fazer parte da sociedade de propósito específico responsável pela implantação da usina de São Manoel, no rio Teles Pires, na fronteira entre Mato Grosso e Pará. A Cwei possui 21,35% das ações da EDP, sócia de Furnas no empreendimento.

Segundo o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, a companhia vai buscar novas áreas de cooperação com a State Grid.

Para o presidente do conselho de administração da State Grid, Liu Zhenya, os dois países apresentam similaridades na distribuição de energia. Segundo ele, ambos possuem bases de geração distantes dos centros de carga, com distâncias acima de 2 mil quilômetros, fato que cria a demanda para a construção de canais de escoamento de energia de longa distância.

Fonte -Fonte: Valor Econômico / Rodrigo Polito