DOSSIÊ ANALISA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS NO BRASIL

O Procobre, idealizador do Programa Casa Segura, lança o “Panorama da situação das instalações elétricas prediais no Brasil”, um dossiê que tem como principal objetivo chamar a atenção dos agentes governamentais e da sociedade em geral sobre a situação crítica das instalações elétricas de baixa tensão no Brasil, alertando a todos para a importância deste tema.

O documento faz um diagnóstico realista sobre as condições de segurança das instalações elétricas existentes, apontando os problemas técnicos mais recorrentes e suas devastadoras consequências para pessoas, edificações e sociedade em geral. Mais que mostrar esses problemas, o dossiê oferece sugestões para mudar este quadro. Para isso, a ação central é a elaboração de mecanismos legais que levem à certificação das instalações elétricas, segundo os requisitos estabelecidos pela norma ABNT NBR 5410 – instalações elétricas de baixa tensão.

A proposta também indica ações como a criação de uma sistemática de inspeção/revisão periódica das instalações existentes e o incentivo à conscientização de moradores, proprietários e administradores sobre a importância da segurança elétrica.

“Infelizmente o Brasil está atrasado nessa questão. O país não tem regulamentação federal ou estadual que obrigue, formalmente, o cumprimento dos requisitos técnicos das normas em vigor”, explica Antonio Maschietto, diretor-executivo do Procobre. “Sem ferramentas legais que façam valer as normas, veremos um país cada vez mais fragilizado, suscetível a inúmeros acidentes, colocando em risco milhares de pessoas diariamente e dificilmente teremos uma evolução consistente na qualidade das nossas instalações elétricas”, conclui.

O trabalho envolveu diversas associações de classe e entidades ligadas ao setor elétrico, estimulando o debate profundo do tema por meio da apresentação de informações relevantes que dimensionam a gravidade do problema no Brasil.

Assim, o dossiê deve ser entendido como material de apoio para o estímulo a um processo de transformação, que poderá levar a uma nova realidade, na qual a segurança e a eficiência das instalações elétricas brasileiras sejam rotina e não exceção.

O evento de apresentação do dossiê e lançamento do livro impresso aconteceu no dia 11 de novembro na sede da Fiesp (São Paulo).

Fonte -Fonte: Programa Casa Segura