DILMA INAUGURA PARQUE EÓLICO EM SERGIPE

A presidente Dilma Rousseff inaugurou na terça-feira (29/01) o Parque Eólico de Barra dos Coqueiros, na região metropolitana de Aracaju (Sergipe). O empreendimento é da Desenvix Energias Renováveis S.A., empresa controlada pelo Grupo Engevix, pela norueguesa SN Power e pela Funcef.

O complexo eólico de Barra dos Coqueiros tem 34,5 MW de potência instalada, gerados a partir de 23 turbinas éolicas, cada qual com potência de 1,5 MW. Sua operação comercial teve início em 1º de setembro de 2012 e recebeu investimento da ordem de R$ 125 milhões.

“Este projeto tem profunda importância para a Desenvix, pois consolida nossa posição no setor e nos acrescenta experiência com diferentes fornecedores e cenários do mercado eólico, dando-nos ainda mais solidez para os próximos desafios da companhia”, declara o presidente da Desenvix, José Antunes Sobrinho. A empresa detém 95% de participação no empreendimento, por meio da Sociedade de Propósito Específico Energen Energias Renováveis, formada com a Água Quente Participações Ltda.

Grande parte dos investimentos no Parque Eólico foi financiada junto ao China Development Bank (CDB), por meio de contrato de empréstimo de R$ 102 milhões, assinado em setembro de 2012, cuja liberação dos recursos ocorreu no mês de dezembro.

Para a construção do Parque Eólico, a Desenvix adquiriu 23 turbinas SL1500/82 da empresa chinesa Sinovel. Os equipamentos foram transportados da China até o Brasil em três navios, que desembarcaram no Terminal Marítimo Inácio Barbosa – Porto de Sergipe. No total, foram transportadas aproximadamente 10 mil toneladas em equipamentos e peças para a montagem dos aerogeradores. “Acreditamos muito no potencial da energia eólica e temos orgulho em fechar grandes negócios que irão contribuir para o desenvolvimento deste setor no Brasil”, destaca Antunes.

Fonte: TN Petróleo

Fonte -Fonte: TN Petróleo