DECISÃO COPOM: PARA FIRJAN, FIM DO CICLO DE APERTO MONETÁRIO FOI DECISÃO ACERTADA

O Sistema FIRJAN divulgou nesta quarta-feira, dia 28, nota oficial sobre a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter os juros básicos da economia em 11% ao ano. De acordo com a nota, “o baixo crescimento da economia brasileira persiste. Na verdade, se intensificou nos últimos meses com a desaceleração do consumo das famílias, a redução da geração de empregos e a piora dos indicadores de confiança dos empresários de vários setores. Além disso, nos próximos meses ainda serão sentidos os efeitos defasados da política monetária sobre o crescimento econômico, após um ano de altas sucessivas da taxa Selic. Por isso, o Sistema FIRJAN entende que o fim do ciclo de aperto monetário foi uma decisão acertada. Assim, será possível avaliar seus efeitos sobre a atividade e a inflação. No entanto, para que a inflação de fato arrefeça nos próximos meses é imprescindível a colaboração da política fiscal através da redução dos gastos públicos, em especial os de natureza corrente.”

Fonte -Fonte: Firjan