CNI LANÇA SEU PRIMEIRO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) lançaram na segunda (9) a primeira edição do Relatório de Sustentabilidade. A publicação, que visa reforçar a transparência das entidades que integram o Sistema Indústria, traz informações institucionais, de gestão financeira e de recursos humanos. Também relata as principais ações e os resultados de 2013.

De acordo com o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o intuito é que o documento seja um instrumento de diálogo da instituição com diversos públicos, entre os quais empresários, trabalhadores, representantes do governo, acadêmicos e jornalistas. “O objetivo é manter essa interação permanente e estruturada”, destaca Andrade.

No relatório, os leitores poderão conferir, por exemplo, que o SESI e o SENAI ultrapassaram as metas de gratuidade definidas até 2014 em acordo com os Ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego e da Fazenda, em 2009. O SESI destinou mais de 57% da receita líquida de contribuição compulsória para a educação básica e continuada e ações educativas gratuitas. Esse percentual já superou a meta de 33,33% estabelecida para 2014. Já o SENAI repassou 67,2% da receita líquida de contribuição compulsória para vagas gratuitas em cursos de educação profissional, superando a meta de 66,6% previstas para 2014.

O documento destaca ainda que a CNI, o SESI, o SENAI e o IEL pretendem estar entre as melhores empresas para se trabalhar. Para isso, desenvolvem, desde 2012, o Programa Evolua, que busca conjugar o desenvolvimento dos funcionários com a constante melhora dos resultados alcançados pelo Sistema Indústria. Em 2013, as quatro entidades do Sistema empregavam 861 pessoas, das quais 477 são mulheres e 384, homens. Além disso, o quadro de funcionários é caracterizado pela alta escolaridade: 82% têm nível superior e, desses, 56,5% possuem especialização, mestrado ou doutorado.

Resultados

Além dessas informações, o relatório apresenta a estrutura de governança, as principais ações e resultados em 2013 e as estratégias futuras de atuação das entidades. Entre os destaques da CNI no ano passado está o lançamento do Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022, que norteou a elaboração do Relatório de Sustentabilidade. O documento, construído com base em consultas a mais de 500 líderes empresariais, define os dez fatores chaves para o Brasil ganhar competitividade e crescer mais e melhor na próxima década. Entre esses fatores estão a educação, a inovação e os custos de produção.

Na área de inovação, o destaque são os investimentos de R$ 1,9 bilhão em 25 Institutos Senai de Inovação e 60 Institutos de Tecnologia, que pretendem facilitar os processos de pesquisa e desenvolvimento e estimular iniciativas de inovação e formação de parques tecnológicos. Em 2013, foi inaugurado o Instituto de Eletroquímica, em Curitiba.

Fonte -Fonte: Ascom CNI