CCEE: NOVA PLATAFORMA IRÁ REDUZIR RISCOS OPERACIONAIS

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) colocou em operação na última quarta-feira (22) a Plataforma de Integração, ferramenta tecnológica que tem como objetivo conectar os sistemas da instituição, responsável pela operacionalização do mercado de energia, com aqueles utilizados por empresas e entidades externas em suas atividades diárias.

Assim, agentes de mercado e, futuramente, outras instituições do setor elétrico, poderão se conectar à CCEE com segurança e trocar informações com os sistemas utilizados na operação do mercado de energia elétrica. A Plataforma de Integração segue o conceito Business-to-Business (B2B) e foi desenvolvida em uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA), em que os sistemas trocam dados e informações de uma maneira padronizada por meio de um barramento de serviços.

Segundo Dario Almeida, gerente executivo de Arquitetura de Sistemas da CCEE, a Plataforma de Integração trará grandes ganhos para os agentes. “A idéia é que os sistemas conversem pelo barramento promovendo o intercâmbio automático de dados através de interações máquina a máquina, eliminando o quanto for possível o processo manual. Isto se traduzirá em mais tempo para análise dos dados e ganho substancial de produtividade para as empresas e para a CCEE. O objetivo é reduzir custos e riscos operacionais nas operações do dia a dia dos agentes. A Plataforma de Integração representa uma importante evolução tecnológica na comercialização de energia elétrica no país”.

Nesta primeira fase, o catálogo de serviços disponibilizado para os agentes inclui a consulta de dados de medição de geração e consumo de energia (faltantes, consolidados e finais); e a listagem e importação de contratos de energia. Outros serviços serão implementados gradualmente, de acordo com cronograma construído junto aos agentes. Será dada prioridade às funcionalidades que apresentarem maior ganho operacional para os usuários da plataforma.

Podem utilizar a Plataforma de Integração, as empresas associadas à CCEE que utilizam sistemas de gestão de energia, desde que atendidos os procedimentos de adesão ao serviço. Os requisitos técnicos para conexão e os procedimentos para adesão estão disponíveis no site da entidade.

Fonte -Fonte: Jornal da Energia