BAHIA CONCEDE LICENÇA PARA MAIS DE 100 PROJETOS EÓLICOS

A Bahia licenciou 133 projetos para implantação de complexos eólicos. As Licenças de Localização (LL), que se referem à análise de viabilidade ambiental de competência do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), foram publicadas no Diário Oficial do estado no último fim de semana. Juntos, os projetos somam cerca de 3.200 MW de potência.

Com a LL em mãos, as empresas cumprem um dos requisitos para a participação no leilão de energia A-3 que será realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em março deste ano. Com as novas licenças somadas à uma carteira de projetos que já estão aptos, a Bahia poderá superar 4.000 MW no próximo leilão, quando será contratada energia com suprimento previsto para 2015.

“As licenças são um resultado do esforço conjunto das secretarias de Meio Ambiente e da Indústria, Comércio e Mineração, através da sua Comissão Técnica de Garantia Ambiental (CTGA)”, afirma o secretário James Correia. Ele acrescenta que caso todos os projetos sejam habilitados no leilão, é provável que a Bahia garanta a maior participação do estado nos certames realizados pelo Governo Federal.

Hoje a Bahia tem 57 projetos de energia eólica previstos para se instalar no estado. Os empreendimentos somam aproximadamente R$ 6,5 bilhões em investimentos e têm previsão de gerar entre 400 e 600 empregos na fase de operação.

Quando os parques estiverem operando vão acrescentar aproximadamente 1.418 MW à rede elétrica. A previsão é que até setembro de 2012, 18 parques estejam em pleno funcionamento. As usinas eólicas foram contratadas nos Leilões de Fontes Alternativas e no Leilão de Energia de Reserva, realizados pelo Governo Federal nos anos de 2009, 2010 e 2011.

Fonte -Fonte: TN Petróleo