Atlas Agro apresenta projeto de hidrogênio verde em congresso

A unidade de 500 mil t por ano de nitrato de amônio vai utilizar eletrólise da água com energia solar e eólica para gerar hidrogênio verde, insumo do fertilizante.

A empresa Atlas Agro apresentará, durante o congresso FertBrasil, marcado para os dias 11 a 13 de junho, em Campinas, SP, o andamento do seu projeto de fertilizantes nitrogenados que utilizará hidrogênio verde produzido a partir das fontes solar e eólica. A planta será instalada em Uberaba, Minas Gerais, sob investimentos de R$ 4,3 bilhões.

A unidade terá capacidade de produção para 500 mil toneladas por ano de fertilizantes para atender os clientes da região. A rota de produção será por eletrólise da água, que vai gerar hidrogênio verde com a eletricidade renovável. O hidrogênio, então, será transformado em amônio e ácido nítrico para produzir o fertilizante nitrato de amônio granulado e líquido.

O projeto será apresentado durante o congresso de fertilizantes pelo diretor de operações da Atlas Agro, Rodrigo Santana, que vai dar informações gerais sobre o empreendimento e ainda falará sobre a meta de neoindustrialização verde do governo federal. Aliás, quando em produção, a planta da Atlas Agro ajudará o Brasil a depender menos de fertilizantes nitrogenados de outros países, já que 90% do seu consumo hoje é importado.

Segundo informações da Atlas Agro, que já começou a prospectar, por meio da consultoria Cela, empreendedores de renováveis para participar do projeto, a fase de engenharia FEED (do inglês front end engineering and design) terá início até o fim do primeiro semestre deste ano. A decisão final de investimento (FID) deve ser tomada em 2025, com início da produção em 2028.

Fonte: arandanet.com.br