ADESÃO DO COMPERJ AO COMPROMISSO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

Consórcios e empresas que reúnem ao todo 16 empresas que prestam serviços na obra do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) assinam o Compromisso Nacional para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção.

São eles, Consórcio Pipe Rack (CPPR), comporto por Odebrecht, Mendes Júnior e UTC; Techint/Andrade Gutierrez (TEAG), Queiroz Galvão, Galvão e Iesa ( QGGI), Skanska, Promon e Engevix (SPE), TUC, das empresas Odebrecht, UTC e Toyo, além das empresas Alusa, MPE, Construtora Barbosa Mello e TKK, responsáveis pela contratação de 80% dos 20 mil trabalhadores do Comperj.

Criado pelo governo federal, o objetivo do programa é aprimorar as condições de trabalho nos canteiros de obras do país. Suas diretrizes foram elaboradas com participação de entidades representativas de empresários e empregados do setor.

O Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção, foi firmado em 1º de março de 2012, e prevê diretrizes sobre recrutamento e seleção; formação e qualificação profissional; saúde e segurança; representação sindical no local de trabalho; condições de trabalho, e relações com a comunidade.

Para acompanhar o Compromisso Nacional, foi criada a Mesa Nacional Permanente para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção, que tem caráter tripartite (com representantes do governo federal, setor empresarial e centrais sindicais), e é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República. Além de funcionar como um espaço permanente de discussão entre as partes envolvidas, a Mesa também tem a incumbência de receber e divulgar as adesões ao Compromisso.

O evento de assinatura será realizado às 11 horas, no Comperj, e deve contar com a presença do ministro do Trabalho, Brizola Neto, do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e prefeitos do Conleste.

Fonte -TN Petróleo