A REDUÇÃO DE ENCARGOS TRABALHISTAS NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O governo anunciou o corte de impostos trabalhistas para o setor de construção civil, para reduzir os custos com a folha de pessoal. Medida semelhante já tinha sido anunciada para outros 40 setores da economia. As duas medidas mais importantes:

1) Em vez de recolher 20% de contribuições trabalhistas sobre o valor total da Folha, as empresas pagarão 2% sobre seu faturamento bruto.

2) Haverá redução da alíquota do Regime Especial de Tributação sobre o faturamento de 6% para 4% para o setor de construção civil

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou o corte de impostos trabalhistas para o setor de construção civil, para reduzir os custos de funcionários. Medida semelhante já tinha sido anunciada para outros 40 setores da economia.

Medidas do governo para a construção civil

DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTOS: O setor de construção civil deixará de pagar a contribuição previdenciária de 20%, e passará a recolher 2% sobre o faturamento. Desoneração para o setor: R$ 2,85 bilhões.

REGIME ESPECIAL DE TRIBUTAÇÃO (RET): A alíquota do RET foi reduzida de 6% para 4% sobre o faturamento. Isso significa que houve redução nas alíquotas de IRPJ, CSLL e PIS/Cofins. Impacto anual estimado: R$ 411 milhões.

AMPLIAÇÃO DE VALOR DE IMÓVEL: O governo elevou de R$ 85 mil para R$ 100 mil o valor de imóvel residencial de interesse social dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, que tem alíquota do RET de 1% sobre o faturamento. Impacto anual estimado: R$ 97 milhões em 2013.

CAPITAL DE GIRO – O governo está disponibilizando financiamento mais barato através da Caixa Econômica Federal. As beneficiadas são empresas de construção com faturamento de até R$ 50 milhões anuais. O prazo é de até 40 meses, com taxa de 0,94% ao mês para todos os prazos e clientes. Orçamento disponível: R$ 2 bilhões.

Fonte -Valor Econômico