ISA Cteep inaugura usina de GD solar em subestação

A empresa de transmissão vai usar créditos do autoconsumo remoto em 35 unidades consumidoras da região de Mogi Mirim.

A empresa de transmissão de energia ISA Cteep energizou sua primeira usina solar fotovoltaica para autoconsumo remoto. Localizada na Subestação Mogi Mirim III, em Mogi Mirim, SP, a usina tem potência instalada de 500 kW, o que será suficiente para gerar créditos de compensação para 35 unidades consumidoras da companhia na região. Isso contribuirá com as metas de descarbonização da empresa, com a redução anual de aproximadamente 38 toneladas de CO2e.

Sob investimento aproximado de R$ 3,4 milhões, a usina levou cinco meses para ser construída. O sistema tem 1.165 placas fotovoltaicas de 555 Wp cada, dois inversores de 250 kW e um transformador de 500 kVA, instalados em área de 6,7 mil m².

Segundo o gerente de novos negócios da ISA Cteep, Carlos Shiguematsu, a opção pelo autoconsumo remoto, que permite compartilhar os créditos de energia entre diferentes unidades consumidoras da empresa, foi escolhida para maximizar o aproveitamento da energia gerada, reduzindo os custos e otimizando a gestão do consumo de energia.

Está ainda nos planos da empresa a expansão da geração solar em suas instalações, com o plano de construção de mais três usinas em outras subestações do estado de São Paulo até o final de 2025. “Com essas novas usinas, vamos ter uma potência instalada de 1500 kW na área de concessão e, aproximadamente, 2.500 módulos fotovoltaicos”, disse o gerente de reforços e melhorias, Fernando Ruiz.

Fonte: arandanet.com.br/revista/