VENDA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO TEM NOVO RECUO, DE 22,2%, EM FEVEREIRO

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Indústria de Materiais da Construção (Abramat) divulgada na última quarta-feira (9), o faturamento total deflacionado das vendas de materiais de construção caiu 22,2% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2015. Esse é o 25º resultado negativo consecutivo nessa base de comparação (iguais meses do ano anterior). Em relação ao mês anterior o recuo foi de 5,9%.

No acumulado de janeiro a fevereiro de 2016, por sua vez, houve uma diminuição de 20,7% no faturamento em relação aos dois primeiros meses do ano passado. Já nos últimos 12 meses a queda é de 14,5% (comparação entre os períodos de março de 2015 a fevereiro de 2016 e março de 2014 a fevereiro de 2015).

Em fevereiro, o nível de emprego na indústria de materiais também teve variação negativa de 9,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em comparação com o mês de janeiro deste ano, a queda foi de 0,5%.

Segundo análise da Abramat, os resultados fortemente negativos deste início de ano aconteceram não só pela situação geral da economia, mas também pela base de comparação, considerando-se que os primeiros meses de 2015 apresentaram crescimento nos faturamentos, e começaram a apresentar piores vendas a partir de março/abril. Além disso, acrescenta como parte do causador desses índices a maior incidência de chuvas no início de 2016.

A entidade prevê para o ano uma retração de 4,5% nas vendas de materiais de construção em relação ao ano passado, mas garantiu rever esse número a partir dos resultados de março.

Fonte: PiniWeb

Compartilhe