Perguntas e Respostas – Selo Sindistal

O SQS é a certificação de Qualidade do Sistema de Gestão e Operação para produtos e serviços da empresa instaladora, baseada em normas nacionais e internacionais, constituindo-se em uma ferramenta de administração que atesta, para os clientes da sua empresa e para o mercado, a sua capacidade em determinado segmento ou em seus processos.

O selo é uma marca de propriedade do SINDISTAL, com parcerias e apoios diversos, e nasceu da vontade da concessionária de gás de terem seus prestadores de serviços devidamente qualificados e certificados por um instrumento com credibilidade. Era de fato uma lacuna enfrentada pelo segmento das empresas instaladoras diante de seus contratantes, suprida agora pelo SQS.

As empresas certificadas, na área de qualidade, ou seja, que tem um Sistema de Gestão da Qualidade, comprovadamente melhoram:

• A sua capacidade de administrar e de conquistar mercado, incrementando o desempenho de seus produtos e serviços, obtendo, dessa forma, níveis mais altos de satisfação dos clientes.
  • A produtividade e eficiência, o que leva a reduções de custo.
  • A vantagem para competir no mercado.
  • A percepção dos clientes em relação à sua imagem e ao seu desempenho como organização.
  • A comunicação, moral e satisfação no trabalho – a equipe compreende o que se espera dela.

Possuir o SQS é um diferencial mercadológico para a sua empresa. A expansão do mercado de instalações no estado do Rio de Janeiro é uma realidade e a exigência de certificações já começa a ser um protocolo natural dos contratantes do serviço.

O SQS é concedido a empresas instaladoras associadas ao SINDISTAL. Portanto, se este não for o seu caso, o primeiro passo é associar-se, seguindo as orientações fornecidas aqui.

A empresa associada deverá então iniciar o processo para se candidatar à obtenção do SQS. É simples e sem custo.

1. Preencha o formulário Ficha de Inscrição , Termo de Adesão e Responsabilidade e o Questionário de Auto Avaliação fornecendo todos os dados solicitados.
  2. Dirija-se ao SINDISTAL, após agendar previamente o dia e a hora pelo telefone (21) 2240-1826 (falar com Thaiane Gomes), para entregar estes documentos preenchidos e assinados, que serão analisados na hora.

Após a aprovação dos documentos entregues ao SINDISTAL e a consequente aceitação da inscrição, a empresa precisa realizar o seu cadastramento jurídico-legal em uma entidade homologada pelo Sistema SQS. Isto tem um custo, cobrado pela entidade, que deve ser negociado diretamente entre as partes, sem envolvimento do SINDISTAL.

Muitas empresas instaladoras já têm este cadastro pronto e atualizado por conta de exigências contratuais das concessionárias de serviço público. Se este não for o seu caso, entre em contato conosco através do telefone (21) 2240-1826 ( falar com Thaiane Gomes) para obter mais informações.

Ao se inscrever no SQS, a empresa preencherá um formulário de autoavaliação que será analisado pela Consultora de Qualidade do Selo, sem qualquer custo. A partir de suas respostas, será possível sugerir as ações que devem ser tomadas daqui para a frente para uma possível preparação.

É importante entender bem as condições apontadas nesta análise, pois isso será decisivo para a aprovação na auditoria de certificação, realizada no final do processo de obtenção do SQS. Caso sua empresa necessite de ajuda, você poderá, a seu critério, contratar uma consultoria.

O custo desta preparação varia de acordo com o que for necessário e deve ser acertado diretamente entre as partes, sem envolvimento do SINDISTAL.

Para obter o SQS é necessário qualificar e/ou certificar toda a mão de obra integrante dos seus processos operacionais, ou seja, que executa produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Nesta etapa, você poderá realizar a qualificação onde desejar. No entanto, somente será aceita a certificação feita por uma instituição homologada pelo Sistema SQS, sendo elas:

SENAI – Contato: 0800 0231 231 ou 4002-0231 / e-mail: certificacao@firjan.com.br

EON – Sr. Luiz Rogério através do e-mail eon@eonassessoria.com.br; ou pelo telefone: (21) 99978-0699

FUNCEFET – Sr. Daniel Villa através do e-mail daniel@funcefet.net.br; ou pelos telefones: (21) 4107-3557 / (21) 96875-2587.

Entre em contato com uma das empresas listadas acima e veja como proceder.

A empresa deverá solicitar a auditoria de concessão do SQS através do formulário “Solicitação de Auditoria” pelo telefone 2240-1826 (falar com Thaiane Gomes) ou pelo e-mail: thaiane@sindistal.org.br.

A verificação final das conformidades (auditoria), que é o procedimento que indicará a certificação ou não da empresa instaladora e a consequente concessão do SQS, tem um custo que deve ser acertado diretamente entre as partes, sem envolvimento do SINDISTAL.

O tempo necessário para o cumprimento de todas as etapas para a conquista do Selo depende a situação da empresa levantada no diagnóstico inicial (questionário de avaliação). A expectativa é de que uma empresa que seja aplicada e siga rigorosamente as orientações nas diversas fases poderá receber o seu SQS no prazo médio estimado de oito meses, com algumas providências ocorrendo simultaneamente.

É evidente que no decorrer do processo de obtenção do SQS a empresa já vai percebendo as mudanças e usufruindo dos benefícios delas decorrentes.

Alguns prazos de espera por providências por parte da empresa são definidos pelo Sistema SQS, como por exemplo:

1. Entre a inscrição e a entrada no cadastramento jurídico-legal: no máximo um mês;
  2. Realização e aprovação do cadastramento jurídico-legal: no máximo dois meses;
  3. Qualificação e certificação de mão de obra: no máximo três meses;
  4. Preparação da empresa, se necessário: seis meses;
  5. Realização de auditoria final, após ter concluído o processo de preparação da empresa: um mês.

Mais sobre o SQS