Em entrevista ao Canal Solar, Ivo Pitanguy, CEO da Nextron, comenta que o Brasil está em uma posição favorável em energia renovável
A energia por assinatura vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil por ser uma forma simples e acessível de obter energia renovável.
Em entrevista ao Canal Solar, Ivo Pitanguy, CEO da Nextron, climate tech de energia solar por assinatura, comenta que o Brasil está em uma posição favorável em energia renovável comparado a outros países da América Latina.
“Desde 2021, a energia solar subiu 2% de representação na matriz energética para 15% em 2023, então, 6,5 vezes de crescimento em dois anos. Isso jamais foi visto na história do crescimento exponencial liberado por GD (geração distribuída)”, comentou.
“Hoje, o Brasil é o maior país do mundo em GD que GC (geração centralizada). Então, no Brasil 70% da energia solar é GD, Isso é uma característica única e esse crescimento realmente tem sido exponencial. Até agora foram quase R$ 200 bilhões investidos em GD desde da resolução 482 de 2012”, acrescentou.
Pitanguy explica que a maior vantagem da energia solar por assinatura é o fato de que o consumidor não precisa realizar investimentos para a instalação, sendo também uma ótima opção para quem não tem espaço para receber os painéis solares.
“Para a instalação de um sistema tradicional, o consumidor precisará arcar com as despesas de instalação, já na Nextron, tudo é feito com tecnologia proprietária, sem necessidade de nenhum tipo instalação, consequentemente sem altos investimentos”, esclarece.
Outra vantagem é que os consumidores que não possuem um local para instalar um sistema fotovoltaico podem usufruir da economia proveniente da fonte fotovoltaica.
Segundo o porta-voz da Nextron, “a expectativa é que a gente consiga ter escalabilidade. Então, a perspectiva de aumentar o número de assinantes da Nextron é muito maior, especialmente porque como um todo, a tendência agora é que a assinatura solar fique cada vez mais popular”.
“Com a nova lei, teve um grande impacto para os consumidores que querem obter telhado solar, ficou mais caro no sentido do aumento do playback, então a energia solar por assinatura é mais simples e mais fácil”, completou.
Fonte: Canal Solar