Parque eólico Morro do Cruzeiro entra em operação integral

Parque eólico Morro do Cruzeiro entra em operação integral

Com 79,8 MW, empreendimento da Statkraft teve autorização da Aneel para entrada em operação de últimas das 14 turbinas eólicas

A Aneel deu a última autorização para entrar em operação integral o parque eólico Morro do Cruzeiro, da Statkraft. Instalado no município de Brotas de Macaúbas, na Bahia, o parque, que teve suas primeiras turbinas inauguradas em agosto de 2024, tem capacidade total de 79,8 MW.

Com a última permissão da agência, o parque eólico passará a gerar cerca de 386 GWh por ano, por meio de suas 14 turbinas, o que equivale ao atendimento de consumo de mais de 190 mil residências.

Como diferencial, o empreendimento será até o fim de 2025 uma usina híbrida, visto recentemente a Statkraft ter iniciado a construção no local do Morro do Cruzeiro Solar, uma planta fotovoltaica que aproveitará a mesma conexão do parque eólico.

O Morro do Cruzeiro é uma ampliação do complexo eólico Brotas de Macaúbas, outro ativo da empresa em operação há mais de 12 anos e que tem capacidade instalada de 95,2 MW e 312,7 GWh de produção anual. Será nele, inclusive, a instalação nos próximos meses de aerogerador da Weg, de 7 MW, resultado de parceria entre a empresa catarinense e a Petrobras, desenvolvido e fabricado no Brasil.


Fonte: arandanet.com.br/revista/

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.