Substituição de térmicas por gás natural deve continuar nos próximos leilões, aponta ministro

Substituição de térmicas por gás natural deve continuar nos próximos leilões, aponta ministro

 

O ministro de Minas e Energia, , disse hoje que a substituição de térmicas à diesel por empreendimentos à base de gás natural deve continuar previsto nos leilões de energia nos próximos anos. O ministro participou de webinar promovido pela ABDIB, com representantes de grandes empresas do setor elétrico.

De acordo com Albuquerque, o MME estuda os novos parâmetros econômicos causados pela crise do coronavírus na demanda por energia elétrica e, a partir disso, deve apresentar no segundo semestre deste ano o calendário de leilões de energia a partir de 2021.

Segundo dados trazido por Albuquerque, a sobrecontratação das distribuidoras chegou a 20% no Brasil, mas que a situação nas regiões Norte e Nordeste podem chegar a 40% de sobras de energia.

 

Conta-COVID em maio

O ministro afirmou também que previsão é concluir a regulamentação da Conta-Covid ainda este mês. Prevista na MP 950, a medida será regulamentada por decreto do MME com o objetivo de formar uma conta para subsidiar a oferta de crédito para as distribuidoras. Os detalhes ainda estão em elaboração e o ministro não antecipou valores.

“Ainda não sabemos quantificá-los [impactos do coronavírus na demanda]. Algumas coisas são bem visíveis e eu já tenho falado sobre, como a substituição de térmicas por gás natural”, exemplificou.

O ministro também confirmou que a pasta avalia em diálogo com o setor a possibilidade de descontratação a longo prazo no mercado regulado, mas ressaltou a importância do ambiente de segurança jurídica para garantir o abastecimento de energia elétrica.

Os representantes do setor privado demonstraram preocupação com os reflexos da crise sanitária e econômica nas medidas em curso, como a aprovação de projetos que solucionam o risco hidrológico e a modernização do setor elétrico. Albuquerque voltou a repetir que o Congresso Nacional tem sua própria dinâmica, mas que está otimista com o andamento das matérias no legislativo.

 

 

 

 

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.