Leste Fluminense ganhará geoportal para desenvolvimento da região e da indústria

Projetar o Leste Fluminense como uma região com condições para investimento e empreendedorismo é o propósito do novo Núcleo de Estudos e Planejamento Estratégico da Região Leste Fluminense (Nepe), cujo acordo de cooperação foi assinado nesta sexta-feira, dia 11/09, pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste), com o apoio da Firjan e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

O projeto visa a construção de uma plataforma de inteligência geográfica. O geoportal terá a finalidade de compartilhar informações integradas, de modo a identificar oportunidades de investimentos na região, em favor do desenvolvimento e atração de indústrias, através da realização de pesquisas. Pretende, por exemplo, informar o zoneamento das áreas dos municípios para uma ocupação racional.

O geoportal terá ainda a função de promover o desenvolvimento regional integrado, que é uma das diretrizes do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio 2016-2025, iniciativa da federação. De acordo com Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan Leste Fluminense, a federação vai compartilhar suas informações e dados, contribuindo para a iniciativa. “Essas informações, nas áreas de saneamento básico, energia elétrica, infraestrutura de transportes e segurança pública, vão servir de subsídio para os gestores públicos, para a sociedade e para a indústria”.

Para João Leal, diretor geral do Conleste, o Nepe será o marco digital da região, uma vez que vai propiciar eficácia da prestação do serviço público, gerando um trabalho de maior excelência para o cidadão. “Esse marco digital traz avanços, considerando todas as nossas potencialidades, como o ecoturismo, agricultura e o gás. Proporciona um impulsionamento desses vetores, com o lastro tecnológico que vamos propiciar,” explica Leal.

Codemar, por sua vez, vai somar com sua expertise, uma vez que já utiliza o software para projetos de desenvolvimento municipal, além de contribuir para o investimento do projeto.

Fundamental para o planejamento de políticas públicas, centralizando e democratizando as informações, sob o enfoque territorial, a ferramenta vai disponibilizar a contextualização de cenários para gestores públicos, universidades, entidades privadas e a população em geral.

A partir de agora, após a cerimônia de assinatura do acordo realizada em Itaboraí (com a presença do deputado federal Paulo Ganime, membro da Comissão de Ciência e Tecnologia no Congresso Nacional), o grupo terá 90 dias para preparar um plano de trabalho definido e iniciar a implementação do projeto. Segundo Leal, a estimativa é de que o Nepe comece a funcionar em fevereiro de 2021, atendendo aos 16 municípios da região, que possui mais de 3,3 milhões de habitantes.

Participaram do evento os prefeitos de Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Silva Jardim e Tanguá, além do diretor presidente da Codemar, José Orlando Dias; do presidente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura do RJ, Manolo Salazar; e de representantes das prefeituras de Maricá, Rio Bonito e Teresópolis.

Fonte: www.firjan.com.br