Geral

Firjan faz novas parcerias para ampliar oferta de crédito às empresas


Liberar o crédito de forma rápida é fundamental para fazer a economia do Rio de Janeiro girar, garantem especialistas. Pesando nisso, o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da Firjan, que oferece gratuitamente assessoria especializada, direcionada e personalizada, está ampliando o número de parceiros para dar mais opções aos empresários. As cooperativas de crédito Sicoob e Sicredi agora também contribuem, ao lado da Caixa, para o desenvolvimento da indústria fluminense, e o NAC está negociando com novas instituições financeiras.

Firjan faz novas parcerias para ampliar oferta de crédito às empresas

“Entender a necessidade de cada empresa é o nosso papel”, explica Eduardo Trotta, especialista em Suporte de Investimentos da Firjan. Criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o NAC, que atua hoje em praticamente todas as federações do país, indica as melhores linhas de crédito e condições do mercado, simplificando o processo de contratação para viabilizar o acesso a recursos.

“Na maioria das vezes, auxiliamos as micro, pequenas e médias empresas a identificar qual a real necessidade de crédito. Às vezes, elas têm a percepção de que precisam de um capital de giro, quando na verdade o adequado é uma operação mais especializada, um crédito para financiamento de equipamento, por exemplo. Isso faz bastante diferença, principalmente, na questão das taxas. Por isso, é preciso entender qual a demanda e indicar o produto que seja mais aderente à necessidade da empresa”, orienta Trotta, informando que o NAC acompanha a operação até a liberação ou não do crédito.

Geralmente, para capital de giro a taxa é mais elevada do que a de um crédito para financiamento de equipamento, que também tem prazo e carência muito maiores. Segundo o especialista, as instituições financeiras parceiras oferecem gerentes exclusivos para analisar as demandas dos associados, o que, entre outros benefícios, encurta o tempo de resposta sobre o pedido.

“Quando o empresário não utiliza os serviços do NAC pode esperar em média duas semanas para receber uma resposta, positiva ou não. Com o gerente exclusivo do NAC nas instituições, a resposta, por diversas vezes, ocorre em até 24 horas após o recebimento pelo gerente de toda a documentação necessária para avaliação. Além disso, a negociação pode ser realizada quase que integralmente de forma on-line”, destaca Trotta. Ele acrescenta que as cooperativas agregam valor ao serviço, uma vez que têm maior flexibilidade na análise de crédito.

Entre os demais benefícios oferecidos pelo NAC, está também a negociação de operações de crédito customizadas junto às instituições financeiras, com taxas e prazos diferenciados, atendendo demanda dos associados.
Em caso de dúvidas, as empresas associadas e os sindicatos filiados podem entrar em contato com o Núcleo de Acesso ao Crédito da Firjan (NAC) através do e-mail: nac@firjan.com.br.

 


Fonte: Firjan