Geral

Firjan ancora Hub ODS no Rio de Janeiro em parceria com o Pacto Global


Carlo Pereira e Eduardo Eugenio participam da abertura do evento on-line Foto: Vinicius Magalhães
Carlo Pereira e Eduardo Eugenio participam da abertura do evento on-line
Foto: Vinicius Magalhães

 

O lançamento do Programa Hub ODS no estado do Rio de Janeiro foi o objetivo do evento realizado pela Firjan e Rede Brasil do Pacto Global, em 23/08. A iniciativa pretende acelerar, por meio de parcerias regionais, a busca pelo cumprimento da Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030. No Rio, o Pacto Global firmou parceria com a Firjan para ser a organização âncora no Hub ODS RJ, reconhecendo a sua contribuição ativa para a disseminação e a implementação da Agenda no estado desde 2018, quando tornou-se signatária do Pacto Global.

“O que importa é potencializar o positivo a ponto de ter um Rio de Janeiro que seja inclusivo, ético e justo. Isso é o que precisamos alcançar”, ressaltou Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global. Segundo ele, a Agenda 2030 não diz como atuar para chegar ao futuro, mas traz uma provocação, por meio de indicadores e metas, para entender quais são os temas que desejamos atingir.

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, avaliou que o hub representa uma oportunidade para ampliar ainda mais o engajamento das empresas em seus territórios. “Nossa atuação vai acontecer em três grandes frentes: tornar o Hub ODS a maior rede de promoção de responsabilidade social corporativa no estado do Rio; mobilizar e engajar a própria rede; e ter os ODS como orientadores estratégicos, porque as empresas precisam entender que elas não terão futuro se não se orientarem nessa vertente”.

Segundo Eduardo Eugenio, a Rede Brasil do Pacto Global vai disponibilizar uma plataforma para que as empresas se cadastrem e façam parte desse hub, realizando eventos, oferecendo capacitações e treinamentos temáticos e disponibilizando ferramentas para a implantação dos ODS nos negócios, entre outras iniciativas.

 

Representantes das empresas falaram sobre a importância das parcerias e das ações de sustentabilidade nas comunidades
Representantes das empresas falaram sobre a importância das parcerias e das ações de sustentabilidade nas comunidades

 

“É motivo de orgulho para a Firjan ter sido escolhida pela Rede Brasil do Pacto Global para ser a organização âncora do Hub ODS RJ, iniciativa que tem como objetivo acelerar, por meio de parcerias regionais, o engajamento do setor empresarial. Desde a nossa adesão ao Pacto Global, em 2018, a Firjan vem reforçando a sua imagem como organização indutora do desenvolvimento sustentável no estado do Rio, tendo as agendas ESG e dos ODS como referência”, destacou Jorge Peron, gerente de Sustentabilidade da federação, que mediou o encontro.

Aline Arantes de Jesus, analista de parcerias do Instituto Coca-Cola Brasil, destacou que é necessário ter atenção para o investimento atual nos jovens, incluindo nas ações as perspectivas de equidade de gênero e raça. Maya Colombani, diretora de Sustentabilidade da L’Oreal, advertiu que é preciso haver uma revolução. Transformar a maneira de produzir, transportar e inovar.

Após avaliar que a população das favelas não é carente e sim potente, Bruna Saboya, gerente de Sustentabilidade da Americanas, contou sobre um novo projeto da empresa, que está sendo lançado na Rocinha e na Vila Cruzeiro. O trabalho realiza entregas dentro das favelas, com inclusão, empregabilidade e capacitação. Já Márcia Massotti, diretora de Sustentabilidade da Enel, assinalou os três pilares para a transição energética da empresa: descarbonização, eletrificação e a digitalização da rede.

 


Fonte: firjan.com.br

Foto: Vinicius Magalhães